Política

Eduardo Bolsonaro: Líder do PT reage ao arquivamento de cassação pelo Conselho de Ética

Reprodução / Marcelo Camargo e Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
PT apresenta recurso contra arquivamento do processo de cassação do deputado Eduardo Bolsonaro na Câmara  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Marcelo Camargo e Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Yuri Pastori

por Yuri Pastori

yuri.pastori@bnews.com.br

Publicado em 23/10/2025, às 08h40 - Atualizado às 08h42



O Partido dos Trabalhadores (PT), por meio do seu líder na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), protocolou na Mesa Diretora da Casa Legislativa um recurso ao plenário contra o parecer do Conselho de Ética que arquivou um processo de cassação contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Eduardo foi alvo de uma representação do PT por quebra de decoro parlamentar em razão de sua articulação com autoridades norte-americanas contra "instituições do Estado brasileiro, com especial virulência contra o Supremo Tribunal Federal e seus ministros”.

Lindbergh disse à CNN Brasil que reuniu 82 assinaturas favoráveis ao recurso. O número de adesão é superior ao mínimo exigido pelo regimento da Casa, 52 entre 513 deputados. A decisão sobre o recurso está com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O Conselho de Ética decidiu nesta quarta-feira (22) por um placar de 11 votos a 7 arquivar o processo que poderia levar à perda do mandato de deputado de Eduardo. O parecer pelo arquivamento foi apresentado por Delegado Marcelo Freitas (União-MG), que reforçou a prerrogativa de imunidade parlamentar e declarou ser "legítimo que qualquer parlamentar possa se manifestar em território nacional ou estrangeiro".

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)