Política

Eduardo Leite tem importante encontro com Gilberto Gil após falas xenófobas de vereador gaúcho; saiba detalhes

Grégori Bertó
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) compareceu a show do cantor baiano Gilberto Gil em Porto Alegre, neste sábado (4)  |   Bnews - Divulgação Grégori Bertó

Publicado em 05/03/2023, às 15h07 - Atualizado às 15h12   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), teve um importante encontro com o cantor baiano Gilberto Gil, após as falas xenófobas do vereador de Caxias do Sul/RS, sobre a Bahia e os baianos, durante uma sessão da Câmara Municipal, na última terça-feira (28), e que repercutiram em todo o país.

Na oportunidade, Sandro Fantinel (sem partido) defendeu a Salton, uma das empresas acusadas de manter trabalhadores baianos em situação de trabalho análogo à escravidão em vinícolas na Serra Gaúcha. Na mesma ocasião, o edil ironizou a situação e atacou os nordestinos.

"Agora com os baianos, que a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor, era normal que se fosse ter esse tipo de problema. Que isso sirva de lição, deixem de lado aquele povo que é acostumado com carnaval e festa para vocês não se incomodarem novamente", afirmou Fantinel.

Naquele mesmo dia, Eduardo Leite, através das redes sociais, criticou o edil, classificando-o como "nojento" e proferir falas xenofóbicas contra trabalhadores baianos submetidos a trabalho análogo à escravidão.

"O discurso xenófobo e nojento de vereador de Caxias contra o nordeste não representa o povo do Rio Grande do Sul. Não admitiremos esse ódio, intolerância e desrespeito na política e na sociedade. Os gaúchos estão de braços abertos para todos, sempre", escreveu o tucano.

Neste sábado (4), Eduardo Leite foi acompanhar um show do cantor baiano Gilberto Gil, em Porto Alegre, e fez questão de registrar o momento no seu perfil no Instagram. Em uma das postagens, ele aparece ao lado do artista no camarim.

"'Aquele abraço!' Recepcionei o mestre Gilberto Gil e sua querida Flora em sua passagem pelo RS. Gil, além de um ícone brasileiro, é um símbolo da Bahia, que tanto admiramos e queremos bem. Ele e todos os baianos e brasileiros serão sempre bem-vindos e benquistos no nosso estado", escreveu Leite.

"Fiz questão de ir ao camarim do Gilberto Gil para pedir desculpas, em nome de todo povo gaúcho, pelas ofensas absurdas proferidas contra nossos irmãos baianos", disse ele, em outra postagem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp