Educação

Governo muda nome de escolas que homenageavam família Magalhães e Neto reage: "atitude mesquinha"

Dinaldo Silva / BNews
Portarias publicadas n última quarta (23) redefiniu o nome de centros de educação pelo Estado. Instituições levavam os nomes de Antônio Carlos Magalhães e Luís Eduardo Magalhães  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 24/12/2020, às 12h36   Brenda Viana e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) classificou como "pequena e mesquinha" a opção do governo do Estado por rebatizar ao menos cinco escolas que homenageavam dois dos mais conhecidos membros de sua família - seu avô Antônio Carlos Magalhães, e seu tio Luís Eduardo Magalhães.

Uma série de portarias publicadas na edição da última quarta-feira (23) do Diário Oficial do Estado, e assinadas pelo secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues, redefiniu o nome de centros de educação pelo Estado.

"Primeiro eu te pergunto como é que um governo que infelizmente - e eu falo isso com o coração doído como cidadão e não como prefeito - transformou a educação pública da bahia na pior do brasil dedica tempo e energia a uma atitude política tão pequena e mesquinha", desabafou.

Neto avaliou que o ato não apaga a história e não compromete a memória do povo baiano - que, para ele, não tolera esse tipo de atitude. O democrata também opinou que a Secretaria Estadual de Educação deveria estar cuidando de "tentar melhorar a qualidade do ensino da Bahia". 

Ele acrescentou que não admitiu ao longo de sua atuação no Executivo Municipal que nomes de bens públicos fossem modificados ao longo de sua gestão. 

"Lembro que como prefeito de Salvador, um dia, na Câmara Municipal, um vereador do Democratas aprovou um projeto para mudar o nome de uma escola aqui da capital que levava o nome de Paulo Freire. Ideologicamente, eu posso até ter divergências com o educador, mas eu jamais permitiria que isso pudesse acontecer. O que eu fiz? Vetei", lembrou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp