Eleições

Escassez de nome para vice faz PT repensar no PSB

Publicado em 26/07/2016, às 23h00   Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

Faltando quatro dias para oficializar a chapa encabeçada pela deputada federal Alice Portugal, a direção do PT na Bahia se complica para decidir o nome para a vaga de vice. Na noite desta terça-feira (26), a executiva estadual se reuniu para tentar chegar a um consenso. O problema é que a escassez de nomes dificulta ainda mais a decisão, o que pode levar a legenda a indicar alguém do PSB. Em conversa com o Bocão News, o presidente estadual da sigla, Everaldo Anunciação, afirmou que apenas na sexta-feira (29) deve ser anunciado o nome.

Como já adiantado pelo Bocão News, apenas dois nomes chegam nesta reta final: do vereador Gilmar Santiago e do ex-deputado estadual Yulo Oiticica. O vice-presidente da sigla em Salvador, Paulo Motta, reforçou posição. “Hoje são os dois nomes que aceitam ser vice, com o aval do governador Rui Costa”, disse ao Bocão News, na noite de hoje. Também como antecipado pelo site, os nomes dos deputados federais Afonso Florence e Jorge Solla saíram do páreo.

Contudo, para que Yulo e Gilmar aceitem, o governador Rui Costa precisa garantir posições. Para Oiticica, que tem uma eleição para vereador praticamente vitoriosa, Rui precisa assegurar a eleição em 2018 quando se candidatará a deputado federal. Já Santiago quer um cargo de visibilidade no governo petista. A garantia emperra a decisão. Por isso, a estratégia do PT agora é abrir espaço e repensar em um nome do PSB. De acordo com fontes petistas, a direção quer uma representação do movimento negro. “Aí é que está difícil, pois não tem esse nome”, disse a fonte.

Dentre os nomes do PSB já foram cogitados o presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues, e a deputada estadual Fabíola Mansur, mas ambos já refutaram. Quem continua é o vereador Silvio Humberto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp