Política

Depois de resolver com Alice, PT corre para escolher o vice

Publicado em 14/07/2016, às 18h34   Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de perder muito tempo para apresentar ou apoiar uma candidatura, o PT na Bahia agora corre para escolher o nome da sigla para a vaga de vice. Nesta quinta-feira (14), o governador Rui Costa bateu o martelo e garantiu o apoio da legenda a deputada federal Alice Portugal (PCdoB). Na terça-feira (12), a executiva estadual se reuniu e ontem foi a vez dos diretórios estadual e municipal. O debate foi acalorado, e além de tratarem sobre a candidatura de Alice, discutiram sobre a chapa proporcional e os nomes dos vices.

O presidente estadual da sigla, Everaldo Anunciação, fala, oficialmente, que deputados federais estão no páreo [Afonso Florence e Valmir Assunção], além de representantes de movimentos sociais. Contudo, conforme apurou a reportagem, dois nomes disputam como os favoritos: o vereador Gilmar Santiago e do ex-deputado estadual Yulo Oiticica [que anunciou lançamento da sua campanha a vereador de Salvador].

A decisão ficará, mais uma vez, nas mãos do governador Rui Costa. Isso porque, tanto Yulo quanto Gilmar disputam as mesmas vagas na Câmara de Vereadores de Salvador. Os edis trabalham com uma meta de 6 mil votos, o que seria uma dificuldade para Santiago alcançar, mas sem obstáculos para Oiticica. Por isso, um debate sobre 2018 definiria qual ocupará a vaga.

Anunciação chegou ainda a defender um nome do PSB, contudo a sigla ainda não fechou apoio oficial à chapa. Porém, segundo fontes ouvidas pelo Bocão News, o PT busca um nome de peso para defender o partido na campanha, que terá um forte rival, o prefeito ACM Neto. A tentativa por um deputado federal seria neste sentido, contudo, dificilmente Afonso Florence, líder do PT na Câmara dos Deputados, deixaria o cargo. Valmir Assunção não teria base em Salvador.

O governador se reúne com a direção do PT nesta sexta-feira. A definição sai na próxima semana.

Matérias relacionadas:

Presidente do PT anuncia apoio do partido à candidatura de Alice Portugal

Após conversa com Rui, Alice garante apoio: estou mais tranquila

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp