Eleições

São Sebastião: Atual prefeito tenta reeleição e mais cinco nomes devem concorrer em 2020

Reprodução
BNews faz cenário político dos principais municípios da Bahia   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 27/08/2019, às 22h59   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O cenário para as eleições de 2020 no município de São Sebastião do Passé, região metropolitana de Salvador, gira em torno de seis nomes. O atual prefeito Dr. Breno Moreira (PSD) tentará a reeleição, com apoio do PT, partido do governador da Bahia, Rui Costa. Para fazer frente ao gestor, a ex-vereadora Nilza da Mata (PP), que ficou em segundo lugar nas últimas eleições municipais, deve lançar candidatura. Nilza obteve 39,11% dos votos em 2016. 
A disputa acirrada dos dois contou com a diferença de 941 votos, já que Dr. Breno obteve 42,82%. Para 2020, correm por fora Luciano Lago (DEM), que deve novamente concorrer ao pleito, o ex-prefeito Janser Mesquista (PMDB); a ex-prefeita da cidade, Tânia Portugal (PCdoB) e Angelo Santana (PRB). 

Sem mandato eletivo desde 2012, Tânia Portugal já passou pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e em 2017 ocupou o posto de assessora técnica na Assessoria de Planejamento e Gestão de Políticas para as Mulheres, da Secretaria estadual de Políticas para as Mulheres (SPM). 

Já Lago conta com o apoio do grupo de ACM Neto, sendo apadrinhado pelo ex-candidato a governador, Zé Ronaldo. 
Destes, o único nome que já lançou pré-candidatura foi Angelo Santana (PRB). Ele já foi vereador de 2005 a 2008, mas em 2016 não disputou a prefeitura porque estava sem partido.  Santana afirmou que já conta com apoio de alguns partidos apalavrados e marcha na Câmara com os deputados federais João Roma e Marcio Marinho, ambos do PRB, e na Assembleia Legislativa com o estadual, David Rios. Mas, nos bastidores há informação de que esse movimento de lançar pré-candidatura antecipada é estratégia para se fortalecer e apoiar outro nome em 2020. 

Apesar do prefeito Dr.Breno se colocar como o candidato do governador Rui Costa, mais dois nomes integram o grupo do petista: a ex-vereadora Nilza da Mata do PP e a ex-prefeita Tânia Portugal, do PCdoB. Fontes do BNews avaliam que três candidaturas do mesmo grupo não decolam, logo, um dos nomes deve ceder. O desenho mais provável é que Tânia Portugal recue, já que, Nilza não deve abrir mão da cabeça de chapa. Uma pendência na Justiça também pode tornar Portugal inelegível. 

Do grupo oposicionista figuram o ex-prefeito Janser, que tentou se eleger deputado federal em 2018, mas foi derrotado nas urnas obtendo 1.671 votos e Luciano Lago, que ficou em terceiro lugar na corrida municipal em 2016. Angelo Santana se coloca como independente. 

Com 44 mil habitantes e cerca de 28 mil votantes, São Sebastião do Passé fica à 58 quilômetros de Salvador e tem uma produção voltada para agropecuária (8,21%), indústria (51,82%) e  serviços (39,98%).

Último pleito
Em 2016 Dr.Breno obteve 42,82% dos votos com 10.876. Em segundo, figurou Nilza da Mata, com 39,11% e 9.935 votos. Luciano do Lago ficou em terceiro com 18,07, obtendo 4.590 votos. 

No total 28.145 eleitores votaram em São Sebastião do Passé nas últimas eleições municipais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp