Eleições

Olívia Santana é a pré-candidata do PCdoB para a Prefeitura de Salvador em 2020

Divulgação
Alice Portugal abre mão da candidatura e vai apoiar deputada estadual  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/11/2019, às 07h00   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada estadual Olívia Santana é a pré-candidata do PCdoB para a prefeitura de Salvador em 2020, segundo confirmado pelo BNews com fontes do partido. Nesta segunda-feira (4), o partido vai fazer uma coletiva de imprensa para fazer o anúncio oficial. Estarão presentes o presidente estadual do partido, Davidson Magalhães, e a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), entre outros caciques da legenda. O evento será no Wish Hotel da Bahia, às 10h.

Alice, aliás, disputava a nomeação com Olívia. Segundo o BNews apurou, a própria deputada abriu mão de brigar pela candidatura quando viu que seria voto vencido diante do forte movimento interno da legenda pró-Olívia. Ela será cabo eleitoral da pré-candidata na campanha. Em 2016, Alice foi derrotada pelo prefeito ACM Neto na corrida pela prefeitura de Salvador, obtendo apenas 14,55% contra 73,99% do democrata. A parlamentar federal, no entanto, é a única que aparece pontuando bem nas pesquisas de intenção de voto apresentadas até então.

O nome de Olívia será levado para a consulta da conferência municipal, que vai acontecer no próximo sábado (9). Ainda não há definição sobre quem será o vice ou se haverá coligação com alguma outra legenda.

A defesa pelo nome da deputada estadual já havia começado em maio desse ano, quando o PCdoB aprovou uma resolução defendendo candidatura própria em 2020. Em nota, na época, a sigla comunista afirmou que "considera que o modelo de gestão atual da cidade está esgotado, aprofundou as desigualdades sociais e é inapetente em buscar novas alternativas econômicas para gerar emprego e renda para a população". 

Olívia Santana foi a primeira mulher negra a ocupar uma das 63 vagas da Assembleia Legislativa da Bahia. Formada em pedagogia, ela foi vereadora por 10 anos em Salvador e ainda comandou a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp