Eleições

PRB quer mais garantias e ainda é dúvida na base carlista em 2020

Divulgação
Sigla quer garantias e espaço maior na chapa do grupo do prefeito ACM Neto  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 19/11/2019, às 17h55   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O Republicanos (antigo PRB) ainda é dúvida na base do candidato a ser apoiado pelo prefeito ACM Neto (DEM) em 2020. Segundo o BNews apurou, a sigla quer mais garantias e pleiteia maior protagonismo na chapa diante da grande preocupação com a eleição de cadeiras na Câmara Municipal de Salvador com a nova lei eleitoral, que pôs fim nas coligações proporcionais.

Um membro do partido, em condição de anonimato, revelou que a articulação em torno de uma aliança com o provável candidato Bruno Reis (DEM) dependerá do que ele e Neto oferecerem para ajudar na formação da bancada na Casa legislativa. "Cada vereador precisará de 30 mil votos em 2020. Será uma eleição dura", avalia a fonte.

A briga do PRB por mais espaço no grupo carlista já vem acontecendo desde a eleição de 2016. Na época, a ex-deputada Tia Eron brigou para ser vice na chapa de reeleição de Neto, sem sucesso. A relação ficou ainda mais fragilizada com a perda de espaço na últimas reformas do secretariado. Atualmente, o partido detém uma pasta de pequeno porte: a Secretaria Municipal de Politicas para Mulheres, Infância e Juventude (SPM), comandada pela vereadora licenciada Rogéria Santos.

Nos bastidores, também já circula a informação de que a sigla iniciou conversas com outros prováveis pré-candidatos. Um deles é o presidente da Câmara, Geraldo Júnior (SD). Dizem, inclusive, o edil tem abertura para dialogar com o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, e com o estadual, Márcio Marinho.

Procurado pelo BNews, Geraldo não confirma a aliança, mas diz que tem "relação próxima" com os republicanos. "Ainda não há nada concreto. Tenho estabelecido conversas com diversos líderes partidários. Tenho uma relação pessoal com o partido. Já fui advogado da Igreja Universal", lembra.

Há também a possibilidade de o Republicanos lançar candidato próprio. Os nomes dos deputados federais Márcio Marinho e João Roma estão colocados na mesa como possíveis candidatos - mas há quem diga que, caso o PRB saia da base carlista, Roma sairá do partido em função da proximidade com o ACM Neto. Os próximos capítulos prometem ser eletrizantes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp