Eleições

"Ter muitos candidatos não é problema", diz Juca Ferreira sobre PT de Salvador

Divulgação
"Acho que a gente está vivendo um momento muito difícil no Brasil", diz pré-candidato  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/11/2019, às 18h32   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, surpreendeu o meio político ao enviar um comunicado para o PT de Salvador (leia abaixo) em que se coloca como pré-candidato a prefeito da cidade. A sigla enfrenta uma série de debates internos a respeito do nome que vai encabeçar a chapa na corrida eleitoral de 2020, já que muitos nomes se colocaram à disposição.

Atualmente, estão postos os nomes dos deputados federais Nelson Pelegrino e Jorge Solla, dos vereadores Marta Rodrigues, Moisés Rocha e Suíca, da socióloga Vilma Reis e do deputado estadual Robinson Almeida. E ainda fala-se nos bastidores que o governador Rui Costa (PT) convidou o presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, para entrar na sigla.

"Ter muitos candidatos não é um problema. Demonstra o interesse dos diversos setores do PT de representá-los nas próximas eleições. Acho que eu posso contribuir pela experiência administrativa. Fui secretário do Meio Ambiente em Salvador, fui vereador por mais de um mandato, fui ministro duas vezes, fui secretário de Cultura de São Paulo, sou secretário de Cultura de Belo Horizonte... Então, tenho uma experiência de vida pública. Salvador é minha cidade. Então, quero dar a minha contribuição. Não vejo problema no fato de ter vários pré-candidatos", avaliou em entrevista ao BNews.

O PT soteropolitano "raiz", encabeçado pelo novo presidente, Ademário Costa, por outro lado, quer uma candidatura negra representando a chapa. Questionado sobre o assunto, Jucá afirmou que a ideia é "legítima". "Há uma desigualdade racial no Brasil. Ainda não superamos as manchas da escravidão. Então, uma candidatura que represente também tem a sua legitimidade", declara.

O ex-ministro afirma que iniciará o trabalho de angariar apoios e que vai enfrentar o candidato a ser apoiado pelo prefeito ACM Neto (DEM) "apresentando um programa que atenda as demandas e necessidades da população de Salvador". 

"Acho que a gente está vivendo um momento muito difícil no Brasil. É preciso pensar em termos de união, de aliança, de frente... Eu defendo uma frente democrático. Um amplo setor da sociedade para fazer frente ao retrocesso e possibilitar que a gente saia rapidamente desse momento difícil que o país está vivendo".

Leia a íntegra da nota encaminhada por Jucá ao PT de Salvador:

"Companheiro Ademário, Presidente do PT de Salvador. 

Solicito a inclusão do meu nome entre os pré-candidatos do PT a prefeito de Salvador nas próximas eleições municipais. 

Concordo com os companheiros de partido que defendem e acreditam que será importante o PT ter uma candidatura própria para a Prefeitura de Salvador nas eleições do próximo ano.

Ao mesmo tempo, acredito que o partido deve articular uma frente em torno de um programa que responda às demandas e necessidades dos soteropolitanos e da cidade. 

Devemos construir essa candidatura e esse programa à luz do dia mobilizando para tal as bases do partido e a cidadania da cidade.

O PT deve promover um grande debate em Salvador para definir essas prioridades e os principais pontos do programa e o resultado desse processo será a base do compromisso do partido com a cidade. 

O partido não pode se omitir e deixar de apresentar seu projeto de sociedade e seu projeto para Salvador. 

Além do mais, vamos precisar eleger nossos vereadores e lembro que nesta próxima eleição não haverá coligação na proporcional.

Estamos precisando de um debate aberto, franco, em cima de análises políticas para que o PT se saia bem em 2020.

Me coloco a disposição para discutirmos esses temas e acho oportuno uma reunião com a executiva municipal para pensarmos os próximos passos.
Saudações, 

Juca Ferreira"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp