Eleições

Racha no PSOL? Pré-candidato lança disputa interna com Hilton Coelho para 2020

Imagem Racha no PSOL? Pré-candidato lança disputa interna com Hilton Coelho para 2020
Lançamento da pré-candidatura aconteceu Associação Protetora dos Desvalidos (SPD), em Salvador, na noite desta segunda-feira (9)  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/12/2019, às 19h08   Aina Kaorner, Henrique Brinco e Márcio Smith


FacebookTwitterWhatsApp

O militante do PSOL Raimundo Calixto surpreendeu o meio político ao se lançar como pré-candidato à prefeitura de Salvador. A sigla, que tem tradição em manter unidade interna, já tinha decidido lançar o pré-candidato Hilton Coelho para o pleito. O lançamento da pré-candidatura de Calixto aconteceu Associação Protetora dos Desvalidos (SPD), em Salvador, na noite desta segunda-feira (9). Hilton esteve entre os presentes e o evento só começou quando ele chegou ao local.

Questionado pelo BNews se há um racha interno no partido, Calixto se posicionou. "Na verdade, é uma disputa interna. Para a gente exercer a democracia dentro do partido. O companheiro Hilton é um bom nome para cidade, mas nós do coletivo Travessia queremos fazer esse debate interno para apresentar a melhor proposta para a cidade", declarou.

Calixto avalia "de forma bastante positiva" o partido ter dois nomes. "Hoje, Hilton aparece nas pesquisas com um número razoável, aceitável, para a situação no momento. Hilton é um deputado, um dos deputados com maior atuação na nossa Assembleia Legislativa, foi um bom vereador. Então, é normal que o nome dele apareça e que apareça bem pontuado, isso é bom para o partido, que a gente vai oxigenando nossa base e quando definirmos qual é o candidato, já sairemos com um bom percentual de aceitação", avaliou.

Questionado sobre Calixto, Hilton ponderou: "Para nós que temos uma vocação pelo debate político, é muito importante, cada um vai falando sobre sua trajetória. O companheiro Calixto, assim como outros militantes muito qualificados que o PSOL tem em Salvador, obviamente tem uma contribuição para dar sobre esse olhar. De alguma forma, se relaciona com o conjunto de lideranças especificas da cidade, que para nós é importante envolver no debate. Salvador é uma cidade complexa, com muitas contradições e só um debate político aprofundado, pode dar consistência para ter um programa e principalmente construir uma sinergia com essa população, se tratando de transformação".

Candidatura Negra
Calixto ressaltou a importância da candidatura negra para a capital baiana. "Salvador é uma cidade que tem mais de 90% da sua população negra, de origem negra, da cor preta e perda. Até hoje, Salvador não conseguiu eleger um prefeito que represente sua raça. Na sua história, o único prefeito que assumiu, bionicamente, por 8 meses, foi o professor Edvaldo Brito, mas não foi um prefeito eleito, ele apenas cumpriu e terminou o mandato imposto, naquela época. Então, Salvador precisa de uma candidatura com esse perfil, Salvador precisa ter uma candidatura que realmente se preocupe com a questão racial dessa cidade".

O postulante diz que se lançou na disputa "para fazer esse debate com a sociedade contra a discriminação". "Salvador é uma cidade que tem muita discriminação, a maioria da população da cidade está morando na periferia, sem acesso a uma saúde pública de qualidade, educação nem se fala, Salvador ocupa os piores índices, creche, por exemplo, a maioria das mães de família não tem local para deixar seus filhos". 

"A gente precisa fazer esse retrato da cidade e reverter essa questão de como a cidade administrada. A cidade hoje que é bonita, mas quando você vai na periferia da cidade onde mora 90% dessa população, o que você vê é o abandona em todos os locais. Por isso, a gente tem que fazer um trabalho de reversão de prioridades nessa cidade, a gente tem que fazer um trabalho de reparação desse histórico que Salvador tem, e não é nada agradável. Por isso, a nossa candidatura vem com esse perfil, um perfil da cara da cidade, para modificar a relação da cidade com essa massa que constrói essa cidade e esse país. Nossa candidatura está aí para disputar e para dizer que Salvador vai sim mudar".

Pesquisa em Salvador
Indagado sobre a Pesquisa Real Time Big Data divulgada pela RecordTV Itapoan, em que Bruno Reis (DEM) aparece na frente no cenário estimulado,  Calixto declara que "as pesquisas mostram o momento daquela realidade". "Hoje, a realidade é essa por causa do grande investimento no nome dessas pessoas. Você vê que toda máquina da prefeitura está trabalhando há mais de 4 anos no nome de Bruno Reis, todas as inaugurações da prefeitura, toda máquina, o dinheiro público, jogado para fortalecer o nome de Bruno Reis, então é normal, que ele apareça assim na pesquisa com um percentual que apareceu. Já o nome de Bellitani, é por causa do trabalho que faz no Bahia, não só na administração, mas também a conotação que ele deu ao clube nas diversas questões sociais da cidade. É natural que apareça o nome deles, pela grande inserção na mídia".

Ele diz ainda que vai "trabalhar começar a despontar nas pesquisas". "Com toda certeza iremos disputar o segundo turno nessa disputa da prefeitura de Salvador".

Fotos: Vagner Souza/BNews

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp