Eleições 2020

Das últimas eleições, DEM foi o partido que mais elegeu vereador com menor votação em Salvador

[Das últimas eleições, DEM foi o partido que mais elegeu vereador com menor votação em Salvador]
Por: Arquivo / BNews Por: Victor Pinto 0comentários

Dados comparativos levantados pelo BNews dos vereadores de Salvador que assumiram mandato na Câmara Municipal e as votações recebidas por partidos e coligações, o DEM figura como a sigla que mais conseguiu cadeiras no legislativo soteropolitano com menor número de votos. O comparativo foi realizado entre os resultados dos pleitos de 2012 e 2016 disponíveis pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

Em 2012, quando o prefeito ACM Neto (DEM) ascendeu ao Executivo da capital baiana, o partido conseguiu fazer o vereador com menos votos da capital: Vado Malassombrado, com 4.059 votos. Naquele ano, houve coligação com o PSDB. 

Outras coligações, como PP/PT/PTB/PSD (o último eleito com 5.078 votos), PSB/PPL (último eleito com 4.123), PR/PSDC (último com 13.055), PTdoB/PRP (último com 4.551) e PCB/PSOL (Último com 16.408) precisaram de mais votos para eleger os seus quadros. 

Em 2016, ano de reeleição do prefeito ACM Neto, o quadro foi semelhante. O partido colocou na Câmara o vereador Alex Mine, com 3.634 votos, após articulações de “subir” quadros para o secretariado. A estratégia deve se repetir também no ano que vem. 

Procurado, o presidente municipal da sigla, vereador Duda Sanches (DEM), tem como meta organizar a chapa para a disputa deste ano.

O politico acredita que a escolha do nome do vice-prefeito Bruno Reis como pré-candidato ao Executivo local vai contribuir para o partido manter ou ampliar sua bancada.

Vale lembrar que o pleito deste ano será uma experiência nova para o sistema eleitoral, pois não serão mais permitidas as coligações, e as siglas vão atuar isoladamente.  

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

PodCast

Mais Lidas