Eleições

Madre de Deus: Jailton Jajai esvazia composição com Dailton Filho e anuncia que é pré-candidato à reeleição

Arquivo BNews
Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 04/07/2020, às 19h13   Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

O PTB de Madre de Deus selou, neste sábado (4), o nome do prefeito interino Jailton Jajai com pré-candidato à reeleição. A decisão confirma a tendência que se observava desde o afastamento do prefeito Jeferson Andrade (PP) – no final de abril - e a ascensão de Jajai ao comando do Executivo. 

Até então, Jailton aparecia em terceiro lugar das pesquisas de intenção de voto e cogitava ser vice na chapa de Dailton Filho (PSB), líder nas prévias, numa composição contra a pré-candidata colocada por Jeferson, a ex-prefeita Nita de Brito (PP).

Mas depois que chegou ao posto de prefeito, Jailton tomou gosto pela cadeira e passou a considerar a possibilidade ser cabeça de chapa, sobretudo quando viu que tinha subido ao topo nas pesquisas de consumo interno mais recentes.

A partir daí Jailton iniciou uma ofensiva para trazer a sua base partidos e figuras políticas que formavam o núcleo duro da gestão anterior. O movimento fez recair sobre ele a marca de “traidor”, porque não cumpriria mais a palavra de compor com Dailton Filho (PSB). Nas redes sociais, apoiadores já rebatem a tese, conforme a imagem abaixo.

Na última quinta-feira (2), o socialista moveu algumas peças do tabuleiro político e posou para foto cercado de vereadores e suplentes, que anunciaram apoio expresso à sua pré-candidatura. Sete dos 11 vereadores de Madre de Deus prometeram marchar com Dailton.

Jailton, por outro lado, alega internamente que, se não concorrer na cabeça de chapa, só lhe restará o papel de cabo eleitoral, uma vez que que a legislação só permite um prefeito em exercício concorrer a cargos superiores ao seu. Assim, não poderá ser vice.

Interlocutores especulam até que Dailton já previa esse cenário quando fez o convite para Jailton ser o seu vice meses atrás.

Também está curso em Madre de Deus uma operação para pacificar o cenário, propondo inverter as posições e colocar Dailton como vice na chapa com JaJai. Entre outras garantias, o pré-candidato do PSB teria apoio do grupo para ser candidato a deputado estadual em 2020 e ficaria apalavrado para ser candidato à sucessão municipal em 2024. 

A reportagem apurou que as siglas que caminhavam com Jeferson, incluindo PP, ao qual ele é filiado, passaram a aderir à chapa de reeleição de Jailton. A articulação passa pelo deputado estadual Niltinho, nome forte do PP na Região Metropolitana de Salvador, que também dialoga com PSD, PCdoB e PT e pode dar boa sustentação à reeleição de Jailton.

Segundo fontes locais, o prefeito interino - embora tenha hoje a “máquina” em seu favor e, consequentemente, maior poder de agregar apoiadores - tem pouco traquejo para articulação política. Além disso, precisa se sair bem no “teste de fogo” da pandemia do novo coronavírus.
Com o adiamento das eleições para novembro, o cenário eleitoral de Madre de Deus ainda pode ganhar novas configurações, tão repentinas quanto o histórico troca-troca de prefeitos durantes os mandatos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp