Eleições

Niltinho retira pré-candidatura a prefeito de Salvador e reafirma união entre PP e PCdoB

Imagem Niltinho retira pré-candidatura a prefeito de Salvador e reafirma união entre PP e PCdoB
Deputado teve dificuldades em chegar ao entendimento com as bases políticas no interior do estado para disputar a eleição  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/08/2020, às 19h10   Eliezer Santos e Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O vice-líder do PP na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Niltinho (PP), confirmou em primeira mão ao BNews que vai retirar a sua pré-candidatura a prefeito de Salvador. Ele também não vai integrar a vice da pré-candidata Olívia Santana (PCdoB). Por meio de nota, ele disse que "está mantida a união entre PP e PCdoB no processo eleitoral  nas majoritárias neste ano". Conforme já informado anteriormente, ele teve dificuldades em chegar ao entendimento com as bases políticas no interior do estado para disputar a eleição na capital baiana sem deixar ranhuras com as suas bases

“A agenda de compromissos de uma pré-candidatura na capital inviabiliza minha concentração necessária e participação ativa nas pré-campanhas, nas majoritárias e proporcionais, de aliados políticos que são meus parceiros e estiveram juntos na nossa exitosa eleição para deputado estadual em toda a Bahia. Agora, é a hora da reciprocidade. Chegou o momento de trabalhar em prol dos projetos políticos dos nossos aliados”, declarou. “O cenário eleitoral causado pela pandemia do novo coronavírus impede o 'corpo a corpo' com o eleitor, fundamental para postulantes que concorrem a um primeiro pleito nas majoritárias em Salvador”, avaliou.

Ele também ressaltou que "está mantida a aliança com o PCdoB em Salvador e em breve pode ser apresentado o nome da nossa sigla para compor a chapa". Nos bastidores, corre a informação de que Joca Soares, presidente municipal do PP, é um dos principais cotados para a dobradinha com Olívia. O namoro entre PP e PCdoB começou com as tratativas feitas pelo presidente da Assembleia, Nelson Leal, para ter o apoio da bancada comunista na engenharia que ele faz para ficar por mais dois anos no comando da Casa. Agora, os progressistas fazem um movimento de retribuição ao impulsionarem a chapa de Olívia com generoso tempo de televisão e com a representatividade do vice-governador João Leão no palanque eleitoral.

“Tenho ciência que desempenho um papel importante como companheiro do vice-governador e presidente do meu partido no estado, o PP, João Leão, nas eleições em cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e em diversos municípios do interior do estado. O nosso partido é hoje uma das mais expressivas legendas partidárias no Brasil e na Bahia", afirmou Niltinho.

"Quero agradecer a cada um de vocês que acreditaram, torceram, se dedicaram em torno do meu nome para prefeito de Salvador. Encerramos aqui esse ciclo como pré-candidato. Quero agradecer ao vice-governador João Leão, ao secretário-geral do partido, Jabes Ribeiro, à nossa bancada de deputados estaduais e federais, ao presidente municipal do PP, Joca Soares, e a todos os pré-candidatos a vereador pela confiança em mim depositada. Obrigado, Salvador", finalizou.

Fontes do BNews avaliam que, se sair de cena, Niltinho também esquiva da possibilidade de ter algum desgaste pessoal na relação com o governador Rui Costa (PT), que já externou descontentamento com a dobradinha das legendas. Em outra ponta, diversos aliados do Palácio de Ondina relatam, em conversas reservadas, que a posição unilateral do governador na escolha de Denice Santiago (PT) como sua principal pré-candidata em Salvador provocou grande insatisfação no grupo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp