Eleições

Articulação estadual PT-PSB reaproxima Lídice da chapa de Major Denice 

Arquivo BNews
Bom relacionamento das legendas na Bahia pesou a favor do apoio da pré-candidata petista em Salvador  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 09/09/2020, às 20h28   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada federal e ex-senadora Lídice da Mata dormiu pré-candidata à prefeitura de Salvador e acordou não tão pré-candidata assim. Até o início da semana, conforme conversado com fontes palacianas, sua corrida pelo Executivo soteropolitano era irreversível por uma determinação do partido. Foi posta na mesa de Carlos Siqueira, presidente nacional da legenda, o bom relacionamento das siglas no âmbito da Bahia. Pelo menos em 92 cidades baianas há coligação de petistas e socialistas, e o caso da capital poderia comprometer as articulações. 

O PSB faz convenção no próximo fim de semana e deve bater o martelo final sobre o assunto. Tudo indica que decisão já está tomada, mas guardada a sete chaves. 

Lídice, apesar de se colocar como pré-candidata, não estava tão disposta a topar a parada, mas cumpriria por ser uma fiel escudeira do PSB. O cenário se assemelhava ao fato ocorrido em 2014, quando precisou se desvincular de Rui Costa (PT) e lançar candidatura ao governo do Estado para fazer palanque ao então presidenciável pernambucano Eduardo Campos (PSB), morto naquele mesmo ano após um acidente de avião. 

Antes do veto imposto pela nacional e determinação pela candidatura própria, em uma situação extremamente confortável, o PSB emplacaria a deputada estadual e ex-vereadora de Salvador, Fabíola Mansur, na vice da chapa da pré-candidata a prefeita Major Denice (PT). Fabíola queria, como também o governador Rui Costa (PT), principal fiador chapa petista. 

Na costura de 2020, a disputa da cidade de Recife, a queda de braço entre Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB), contaminou qualquer tipo de coligação entre os petistas e socialistas em ouras esferas. Carlos Siqueira, presidente nacional da legenda, pregou esse acontecimento, estava muito certo da decisão, mas resolveu repensar a medida após convencimentos postos de Lídice e também do deputado federal Marcelo Nilo (PSB): se a questão de Pernambuco se sobrepusesse aos demais Estados, o PSB só teria a perder.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp