Eleições

Justiça Eleitoral manda Bruno Reis suspender vídeo de convenção do DEM por propaganda eleitoral antecipada

Imagem Justiça Eleitoral manda Bruno Reis suspender vídeo de convenção do DEM por propaganda eleitoral antecipada
Ação foi protocolada pelo diretório do PT em Salvador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/09/2020, às 18h26   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça Eleitoral determinou à campanha do candidato Bruno Reis (DEM) retirar da internet os vídeos da Convenção do DEM realizada no último dia 14 de setembro. O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) acusa o postulante de fazer propaganda antecipada. 

Na petição, a qual o BNews teve acesso, a sigla anexou diversos prints das transmissões do evento nas redes sociais. Em diversos momentos foram exibidos o nome de Bruno e da vice, Ana Paula Matos (PDT), bem como o número "25" que será utilizado pela chapa nas urnas. Uma das transmissões, inclusive, foi feita no canal do prefeito ACM Neto (DEM).

A juíza Maria Martha Goes Rodrigues de Moraes, da 2ª Zona Eleitoral/BA, determinou a imediata exclusão das propagandas das convenções partidárias veiculadas no YouTube e de qualquer outra rede social. 

A magistrada também determinou que o Ministério Público Eleitoral emita um parecer sobre o caso. Ela, todavia, indeferiu o pedido do PT de também suspender a campanha via WhatsApp. "Isto porque o aplicativo de mensagens WhatsApp é considerado pela atual legislação eleitoral como um canal privado de comunicação, não aberto ao público", justificou a juíza.

A decisão foi publicada no dia 17 de setembro e os vídeos já foram removidos. Em Salvador, o PT lançou o nome da Major Denice Santiago como candidata oficial da sigla em 2020.

A campanha terá início apenas no dia 27 de setembro. Somente a partir desta data começa a propaganda eleitoral, inclusive na internet. Já o horário eleitoral gratuito nas rádios e TVs começa apenas no dia 9 de outubro. O 1º turno das eleições acontece no dia 15 de novembro. O 2º turno, onde houver necessidade, ocorre no dia 29 de novembro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp