Eleições

Eventos políticos geram aglomerações em cidades do interior no final de semana; assista

Montagem BNews
Presidente do TRE-BA permite uso da força policial para descumprimento das medidas sanitárias   |   Bnews - Divulgação Montagem BNews

Publicado em 05/10/2020, às 12h21   Brenda Viana


FacebookTwitterWhatsApp

No primeiro final de semana de outubro, o BNews recebeu, novamente, vídeos de passeatas e carreatas nas cidades dos interiores baianos. Desta vez, as aglomerações foram nos municípios de Muniz Ferreira, Itaquara, Lapão e Itatim neste domingo (05). Os políticos e cabos eleitorais não cumpriram as principais orientações em tempo de pandemia que é o distanciamento social e uso de máscara. Nos vídeos enviados ao BNews é possível ver as pessoas com bebidas alcoólicas, música alta, dança e muita aglomeração.

Em um dos vídeos, as pessoas estão na praça de Itatim, totalmente aglomeradas, na porta de uma casa, com crianças correndo ao redor e, até idosos dançando o jingle do político local. Em Muniz Ferreira não é diferente, é possível ver muita gente reunida. Em Lapão, contrataram um paredão para colocar a população nas ruas. 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o desembargador Jatahy Júnior, publicou no dia 21 de setembro, uma resolução onde regulamenta a atuação da Justiça Eleitoral Baiana. Segue o trecho "os partidos e coligações deverão adotar medidas necessárias para que as campanhas atendam recomendações estabelecidas pelas autoridades sanitárias, como o uso de máscara, distanciamento social e limite de público máximo de 100 pessoas por evento, o que pode ser adequado pela administração de cada município, de acordo com a realidade local”.

Porém, vai contra tudo o que está sendo mostrado nos vídeos que, constantemente, têm sido denunciados nas redes sociais e veículos de imprensa. Ainda segundo a resolução, será permitido o uso da força policial, se necessário, caso não sejam respeitadas as medidas sanitárias.

Lapão



Itaquara


Muniz Ferreira


Itatim


Cidades do interior registram aglomerações durante eventos políticos; assista

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp