Eleições

PCO critica TVE Bahia por excluir Rodrigo Pereira de debate: "Emissoras públicas têm função social"

Divulgação
Candidato promete fazer uma live em suas redes sociais, no dia do debate  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/10/2020, às 17h14   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O Partido da Causa Operária (PCO) disparou uma nota contra TVE Bahia por excluir o candidato Rodrigo Pereira do debate que a emissora pública e a Rádio Educadora vão promover entre os candidatos à prefeitura de Salvador, no próximo sábado, dia 24. Assim como o debate da Band Bahia, foram convidados apenas os candidatos de partidos e coligações com representatividade no Congresso Nacional: Bruno Reis (DEM), Pastor Sargento Isidório (Avante), Olívia Santana (PCdoB), Major Denice Santiago (PT), Bacelar (Podemos) e  Celsinho Cotrim (Pros). O candidato Cezar Leite (PRTB) também não foi convidado por não se enquadrar no critério, listado no artigo 46 da lei 9504/97 e o art. 44 da resolução do TSE 23610/2019.

"O fato é ainda mais grave por serem TVE e rádios públicas, do Estado da Bahia, que aliás é governado por Rui Costa (PT), e desrespeitarem completamente um direito democrático da população de conhecer o candidato de um partido operário, do seio da classe trabalhadora, e permitir expor o programa de luta que o partido está apresentando nesta campanha eleitoral", afirma o PCO, em nota.

Robrigo Pereira, por sua vez, enfatiza na nota a critica ao considerar que há uma "censura prévia" que busca silenciar e inviabilizar candidaturas que se contraponham ao "sistema" com um "programa comprometido com a luta popular e da classe trabalhadora".  "Isso fica mais escandalizado quando emissoras públicas, que têm uma função social indispensável de se contrapor à mídia hegemônica, cai em contradição e reproduz na essência o que há de pior e mais autoritário nesse sistema", pontua Pereira. 

O candidato de esquerda promete fazer uma live em suas redes sociais, no dia do debate, para "se contrapor, apresentar nosso programa à população e desmoralizar essa farsa que mancha a imagem da TV Pública na Bahia".

Leia também: Apesar da onda de cancelamentos, diretor do Irdeb reafirma realização do debate da TVE Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp