Política

Eleições 2024: João Campos seria reeleito no 1º turno em Recife, aponta Datafolha

Marcelo Camargo / Agência Brasil
João Campos parece estar com um pé na reeleição no Recife de acordo com a mais nova Pesquisa Datafolha  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Thiago Teixeira

por Thiago Teixeira

[email protected]

Publicado em 05/07/2024, às 17h10



O atual prefeito de Recife, João Campos (PSB), parece estar com um pé na reeleição. Pelo menos é isso que aponta a mais nova Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (5) que mostra Campos com 75% das intenções de votos no cenário estimulado — em que são apresentadas opções para o entrevistado escolher sua preferência.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Logo em seguida aparecem Daniel Coelho (PSD) com 7%; Gilson Machado (PL): 6%; Dani Portela (PSOL) 3%; além de Tecio Teles (Novo) e Simone Fontana (PSTU), ambos com 1%. O percentual daqueles que “não sabem” foi de 2%, enquanto “branco/nulo/nenhum" foi de 5% na capital pernambucana.

O Instituto Datafolha ouviu 616 eleitores na capital pernambucana, entre os dias 2 e 4 de julho. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PE-09910/2024.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos pré-candidatos não são apresentados aos eleitores, João Campos também lidera. Entretanto, 40% dos eleitores disseram que não sabiam em quem iriam votar. Confira o levantamento:

  • João Campos (PSB): 39%;
  • No atual: 6%;
  • Gilson Machado (PL): 2%;
  • Daniel Coelho (PSD): 1%;
  • Outras respostas: 5%;
  • Em branco/nulo/nenhum: 6%:
  • Não sabem: 40%.

Rejeição

A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Nesse cenário, Gilson Machado (PL) se destaca com 38% de rejeição. Em seguida aparecem Tecio Teles (Novo) com 36%; Túlio Gadêlha (Rede): 34%; Simone Fontana (PSTU) com 31%; Dani Portela (PSOL) com 28%; Daniel Coelho (PSD) com 27%; e o atual prefeito João Campos (PSB) com 8% de rejeição de votos.

O Datafolha também contabilizou aqueles que “votariam em qualquer um/não rejeitaria nenhum” (8%). além daqueles que “não sabem” (5%) e os que votariam em branco/nulo/nenhum” (2%).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp