Política
Durante a convenção que homologou os nomes de Geraldo Júnior (MDB) e Fábya Reis (PT) como candidados a prefeito e vice-prefeita de Salvador, na manhã deste domingo (04), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, a Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, alfinetou a gestão da saúde municipal e afirmou que "a população de Salvador não tem acesso a consultas básicas".
Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!
"Então, se você ouvir, a população de Salvador não tem acesso a consultas básicas. A grande prova é esses multirões que eles estão fazendo. Se tivesse unidade básica funcionando, não tinha rodando a unidade de forma intinerante pra dar o mínimo: preventivo, acesso a exame laboratorial, que é obrigação do município. Então, o que Geraldo tá propondo, é uma proposta consolidada de fortalecimento da atenção primária, porque a alta complexidade Salvador tem. Veja Salvador, quais hospitais você cita que não são do governo do estado? A gente conhece. Salvador não tem uma maternidade. Vem falar em maternidade agora? Eles estão a quantos anos no governo? Então, me perdoe, o que a gente quer é um alinhamento do governo federal, governo do estado e município, pra gente mostrar à população de Salvador que é possível sim ter atenção primária. Falar de espaço, não tem espaço pra construir uma unidade básica de saúde? Monte um container, faça o que tiver que ser. Não estão fazendo de forma intinerante? Amplie. Então, é pensar de forma estratégica, de que forma levar a saúde à população. É isso o que eu desejo pra Salvador", disse Roberta.
Sobre Salvador ter atingido 70% de cobertura da atenção primária, a secretária afirmou que tal feito somente foi possível porque houve redução da população, já que a cidade não construiu unidades básicas de saúde. Roberta Santana também defendeu aumento da cobertura das equipes de saúde da família e de agentes comunitários de saúde.
"Eu queria ter a alegria de dizer que ela passou de 70% porque construiu mais unidades básicas de saúde. Mas, na verdade, o que tem é, considerando os dados do IBGE, como a população reduziu, naturalmente a cobertura aumenta. Então, o que a gente precisa fazer é isso o que Geraldo está propondo. Por exemplo, as equipes de saúde da família. Salvador tem 53%. Que é a grande estratégia do fortalecimento do cuidado com as pessoas. O que Geraldo tá propondo é dar 100% de equipes de saúde da família. O Mais Médicos voltou, a gente precisa voltar com os agentes comunitários de saúde, visitar as residências, controlar o diabetes, controlar a hipertensão, orientar a carteira de vacinação, para que a gente não tenha o que, hoje, a gente tem, que é o representamento que rebate toda na alta complexidade porque a atenção primária não funciona", afirmou.
Veja:
Classificação Indicativa: Livre
Café perfeito
som poderoso
Despencou o preço
Super descontos
Bom e Barato