Política

Eleições na ALBA: Lídice toma decisão sobre sucessão à Presidência da Casa

Divulgação
Deputada federal e presidente do PSB na Bahia, Lìdice falou ao BNews sobre processo na Casa Legislativa  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/10/2022, às 20h36   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada federal e presidente do PSB na Bahia, Lídice da Mata, tomou uma decisão sobre o processo de sucessão à Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que até agora tem três postulantes, todos do mesmo partido, o PSD: Adolfo Menezes (que busca a recondução), Ivana Bastos e Eures Ribeiro.

Na eleição de 2 de outubro, o PSB elegeu dois nomes para a Casa Legislativa baiana: Soane Galvão, com 61.399 votos e Angelo Almeida, com 59.841 votos. Ambos foram eleitos através do chamado quociente partidário.

Ao BNews, nesta terça-feira (18), Lídice da Mata falou sobre o assunto, disse que vai conversar com os parlamentares eleitos, mas deu a posição pessoal a respeito do pleito, que acontece no próximo ano.

"Eu acho que a discussão da Assembleia é muito própria para a Assembleia. Eu não pretendo - e nunca fiz isso - de me envolver como deputada federal ou presidente do partido diretamente numa escolha desta. Acho que os deputados formam sua posição, mas penso que Adolfo é um ótimo nome", afirmou Lídice.

"Ele tem sido um bom presidente e, da minha posição pessoal, continuará sendo um bom presidente. É um aliado do governador [Rui Costa] e, como acredito que Jerônimo [Rodrigues] ganhará a eleição, acredito que a manutenção de Adolfo será positiva. Agora, quem decidirá isso serão os deputados do PSB", completou.

Fabíola Mansur

Uma das surpresas do pleito do início de outubro foi a derrota da deputada estadual, Fabíola Mansur (PSB), que recebeu 58.064 votos e acabou como primeira suplente ao partido.

Questionada sobre o destino da parlamentar a partir do próximo ano, uma vez que deixará a cadeira na ALBA, a presidente estadual do PSB comentou que o assunto ainda será discutido após o segundo turno, no próximo dia 30.

"Eu sinto muitíssimo por Fabíola não ter sido eleita. Ela é uma pessoa querida por mim e pelo partido. Agora é esperar terminar o segundo turno, quando vamos saber quais são os espaços que o partido vai ter, vamos nos reunir para debater as eleições (...) Por enquanto, a tarefa principal de todos os socialistas é eleger Jerônimo e Lula. Não tem nenhum sentido de discutir agora essa questão", comentou Lídice.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp