Política

Eleições na Câmara: antagonistas em 2022, partidos podem ficar do mesmo lado em apoio a Arthur Lira; confira

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputado federal e presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) caminha a passos largos rumo a recondução ao cargo  |   Bnews - Divulgação Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Publicado em 27/01/2023, às 10h41   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Dois partidos que foram antagonistas nas eleições de 2022 podem ficar do mesmo lado no apoio a Arthur Lira (PP-AL), que busca a recondução para a Presdiência da Câmara dos Deputados - o pepista caminha a passos largos para isso diante da quantidade de apoios que já possui.

Legendas que apoiam a reeleição do presidente da Câmara articulam a formação de um bloco único, segundo a colunista Ana Flor, do G1, que reunirá o PT, do presidente Lula, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro. Contudo, a expectiva é a de que outros partidos também integrem o bloco, a exemplo do União Brasil, PSD, MDB e Republicanos.

A ideia é a construção de um acordo para a distribuição dos cargos da Mesa Diretora e das presidências das comissões da Casa. O tamanho das bancadas é levado em conta para a definição das vagas. Regimentalmente, os maiores blocos ou partidos têm preferência na escolha dos cargos e dos comandos das comissões. As decisões também passam por negociações entre os partidos.

Porém, a negociação por um bloco único também encontra oposição dentro PL, que formou boa parte da bancada com deputados bolsonaristas. Para vencer a resistência, o discurso dentro do partido é de que o bloco será de apoio a Arthur Lira, e não ao governo Lula. E de que as negociações serão feitas diretamente com o presidente da Casa.

Parlamentares do partido avaliam que, fora do bloco, perderiam espaço para escolha de cargos. Alguns deputados que estão na base de Lula dizem que a formação de um bloco com o PL pode ser um erro político. Isso porque o movimento pode desagradar parlamentares da base, como os do MDB.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp