Eleições

Apagão no Amapá amplia rejeição do irmão de Alcolumbre em Macapá

Divulgação
Projeções apontavam para a vitória do democrata ainda no primeiro turno  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/11/2020, às 19h49   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O apagão no Amapá impactou diretamente na popularidade de Josiel Alcolumbre, candidato do DEM à prefeitura de Macapá. Ele é irmão do presidente Davi Alcolumbre, presidente do Senado Federal. Projeções apontavam para a vitória do democrata ainda no primeiro turno. 

Em entrevista à rádio Diário FM, Davi afirmou que Josiel é o maior prejudicado no pleito. "O maior prejudicado desse apagão chama-se Josiel Alcolumbre, que ia ganhar a eleição no primeiro turno, estava caminhando para ganhar em primeiro turno, e está hoje em primeiro lugar com praticamente o dobro do segundo. Se tem alguém que foi prejudicado desde o dia do acontecimento chama-se o candidato Josiel, porque está sendo agredido por todos os outros candidatos", declarou o presidente.

Segundo pesquisa Ibope divulgada na noite desta quarta-feira (11), as intenções de voto do empresário caíram de 31%, em 28 de outubro, para 22%.  O índice de rejeição dele, que estava em 27% na sondagem anterior, passou para 36%, agora.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o adiamento da eleição em Macapá, que ocorreria no próximo domingo "até o restabelecimento regular da energia elétrica". A decisão pode colocar Josiel em uma desvantagem ainda maior. Com atuação nos bastidores da política, o irmão mais velho de Davi é também proprietário da TV Macapá, afiliada da Rede Bandeirantes, além de ter diversos outros negócios. Ele é visto pela população como um político tradicional.

A nova pesquisa Ibope ouviu 504 eleitores em Macapá entre segunda-feira os dias 9 e 11 de novembro. A margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Rede Amazônica e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número AP-04406/2020.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp