Eleições

"Muito mais barato", diz presidente do TRE-BA sobre possibilidade de voto pela internet em 2022

Tiago Paiva
Jatahy Junior concedeu entrevista coletiva na tarde deste domingo   |   Bnews - Divulgação Tiago Paiva

Publicado em 15/11/2020, às 17h19   Tiago Paiva e Samuel Barbosa


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Junior, comentou na tarde deste domingo (15), durante entrevista coletiva, sobre a possibilidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adotar voto pelo celular ou internet para as eleições de 2022.

"Eu acho que foi uma boa inciativa do TSE, disponibilizar, convidar todas as empresas que trabalham nessa área de tecnologia da informação para que eles demostrassem o que eles tem de novidade, quais são as ferramentas que eles tem para que propunham essa eleição via internet, que não precisa da presença do eleitor nas urnas. Eu acho que isso é bom, se a gente puder fazer isso nas eleições, além de ficar muito cômodo pro eleitor, ficará muito mais barato, porque as urnas eletrônicas são muito eficientes, mas são caras", disse. 

Neste domingo, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso conheceu algumas propostas de sistemas para esse tipo de votação. De acordo com o TSE, a iniciativa faz parte do projeto "Eleições no Futuro", que busca alternativas para possíveis substitutos da urna eletrônica. 

e-Título

Ainda durante a coletiva, Jatahy falou sobre a instabilidade apresentada pelo aplicativo e-Título. “A informação é que isso ocorreu no Brasil todo, muitos eleitores deixaram pra baixar no dia de hoje então houve uma sobrecarga, mas o eleitor pode vim depois da eleição fazer a justificativa até mesmo no próprio site”.

Sobre a contagem dos votos, o presidente do TRE disse que o último município esteja com os votos totalizados até às 21h. “Não havendo nenhuma intercorrência, pela programação do TRE é que o último município estaria com a totalização realizada às 21h, mas as vezes atrasa um pouco, é uma chuva, uma urna que tem uma certa dificuldade de concluir seu trabalho,  mas a expectativa é que não passe de meia noite”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp