Eleições

UPB: Cibele Carvalho nega ser a candidata de Rui Costa e promete manter independência de entidade

Arquivo
Prefeita de Rafael Jambeiro é apresentada como uma das principais concorrentes ao posto  |   Bnews - Divulgação Arquivo

Publicado em 02/12/2020, às 19h58   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeita eleita de Rafael Jambeiro (BA), Cibele Carvalho (PT), rebateu os comentários de é a candidata do governador Rui Costa (PT) para comandar a União dos Municípios da Bahia (UPB) e promete fazer um mandato suprapartidário e independente caso seja eleita para a Presidência da entidade. A eleição está marcada para janeiro e ela é apresentada como uma das principais concorrentes ao posto.

A candidatura da petista atrai olhares especiais principalmente porque ela comandou a Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado (Serin) até o início deste ano, quando de afastou para concorrer nas eleições de 2020. Nos bastidores, alguns gestores estão recesosos de que a UPB não mantenha a independência conquistada nos últimos anos com um nome que tenha atuado tão próximo pelos interesses do Palácio de Ondina. Cibele rebate.

"O governador Rui Costa nem pode dizer que eu sou uma candidata dele, até porque várias outras candidaturas de partidos da base já foram colocadas. E o governador é muito atencioso e quer manter a unidade do grupo. [...] Podem até vir outras candidaturas do PT. Mas posso lhe assegurar que o governador não tem uma ou outra candidata", declara a gestora para o BNews

"O governador Rui Costa nem pode dizer que eu sou uma candidata dele, até porque várias outras candidaturas de partidos da base já foram colocadas."

Segundo Cibele, o currículo obtido no comando da Serin a deixa gabaritada para o posto por já conhecer as demandas e entraves dos municípios. "Todos os deputados e prefeitos de todos os partidos viram a minha forma de atuar na Serin. Enquanto estive secretária, nunca fui secretária do Partido dos Trabalhadores. Fui secretária de uma instituição que não tem partido. Fui secretária de todos os deputados e prefeitos", ressalta

"Luto por mais espaço de poder decisório para mulheres na política. Então, acho justo eu colocar a minha candidatura, que não está sendo posta pelo governador. Mas isso não quer dizer que lá na frente eu não possa ser a candidata do governador, assim como outros candidatos podem ser anunciados como candidato dele. Assim como ele também pode não intervir", sinaliza.

Propostas
Ainda ao BNews, Cibele revelou algumas propostas que pretende colocar em prática caso seja eleita. "O primeiro passo será fortalecer a entidade, porque o maior patrimônio para prefeitos e prefeitas é a UPB. Então, a gente tem que pensar esse fortalecimento a partir de estratégias ao combate de todas as entraves que vamos enfrentar em 2021, com a crise econômica e financeira - também decorrente da crise da Covid-19, que acaba por baixar as arrecadações. E ter neste momento um olhar especial dos gestor na questão de salvar vidas", revela.

Segundo ela, paralelo a isso, também não se pode deixar de tratar de assuntos importantes, como saneamento, cultura, esporte e lazer. "Vamos colocar em prática um conjunto de ações e competências de gestores, que precisam estar atento às legislações e ao Tribunal de Contas, que julga através dos conselheiros e dá um parecer opinativo. E, principalmente, os prefeitos novos vão precisar de muita orientações É uma bandeira pautada em ouvir as demandas dos municípios. E buscar uma interlocução muito saudável com o Executivo. Seja o governo da Bahia ou o Governo Federal".

"Apesar de eu ser do Partido dos Prabalhadores, não vou ser uma candidata do partido. Vou ser a candidata de todos os prefeitos e prefeitas da Bahia"


"Vamos buscar também audiências juntos aos entes federativos, para que a gente possa atender aos pleitos importantes, com muita delicadeza. Isso perpassa a um viés suprapartidário. Apesar de eu ser do Partido dos Prabalhadores, não vou ser uma candidata do partido. Vou ser a candidata de todos os prefeitos e prefeitas da Bahia", ressalta.

"Repito para todos que perguntam como vai ser a minha atuação: minha atuação sempre será buscar o fortalecimento do maior patrimônio dos prefeitos, que é a UPB", finaliza.

Leia também:
UPB: Eures Ribeiro quer apoiar candidato que fortaleça independência da entidade
João Leão diz que não vai interferir em eleição na UPB
Corrida pela presidência da UPB começa com forte pressão do PP; veja pré-candidatos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp