Eleições

PP na Bahia deve perder quadros e enfrenta ameaça de debandada para 2022

Arquivo
Articulações nos bastidores estão aquecidas e partido teme debandada  |   Bnews - Divulgação Arquivo

Publicado em 12/08/2021, às 19h00   Henrique Brinco e Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

Os bastidores do PP baiano estão movimentados com as ameaças de debandada de alguns parlamentares para a eleição de 2022. A cúpula da legenda teme chegar enfraquecida para o próximo pleito. O BNews apurou nos bastidores que Júnior Muniz, Jurandy Oliveira e Dal são alguns dos que já procuram outros abrigos. 

Outro que também pode sair é o deputado estadual Niltinho. Este, por sua vez, seguirá na base do governador Rui Costa - assim como Jurandy, que pretende lançar o filho Marcelo Oliveira como candidato a deputado estadual.

Dal, conforme já informado, deve seguir para o PL - que atualmente é base do prefeito Bruno Reis e pode apoiar ACM Neto na corrida ao Governo do Estado. Marcos Medrado, que é aliado de Rui, afirma categoricamente que pode sair do PP caso o partido deixe de caminhar com o Palácio de Ondina na próxima eleição. 

Os arranjos estão sendo feitos com apreensão, já que existe a possibilidade da volta da coligação nas chapas proporcionais. O BNews apurou ainda que o governador Rui Costa (PT) e o senador Jaques Wagner (PT), que será candidato na majoritária, teriam dito num almoço que já contam com a vinda do MDB para a base. Sendo um blefe ou não, a avaliação é que a legenda poderia ser um possível destino para pepistas dissidentes.

Vale ressaltar que tudo pode mudar, contudo, caso o vice-governador João Leão, que também é presidente do PP estadual, assuma o governo ano que vem com uma eventual renúncia de Rui para concorrer. Neste cenário, segundo projeções internas, ele garantiria a permanência e reeleição dos estaduais como também poderia ampliar de quatro para seis a bancada de federais do PP. Atualmente os federais do PP são Cacá Leão, líder do partido, Claudio Cajado, Mário Negromonte Jr. e Ronaldo Carletto. 

Leia também:

Dal pode sair do PP para conseguir disputar cadeira na Câmara Federal

“Muito mais fácil o PP atrair ele”, diz João Leão sobre possível interesse de Roma no partido

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp