Eleições

João Dourado: Di Cardoso é eleito em eleição suplementar

Divulgação
Com 98,11% das urnas apuradas, ele ficou com 56,11%  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/11/2021, às 18h08   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O candidato Di Cardoso foi eleito prefeito de João Dourado (BA) na eleição suplementar deste domingo (7). O postulante do PL também venceu o pleito no ano passado contra o candidato Juninho (PSD), mas a vice tinha problemas na Justiça Eleitoral e o TSE indeferiu a chapa. A nova vice será Kel do Riacho, do mesmo partido do gestor, eleita vereadora em 2020.

Leia também:

Com uma nova chapa, ele ganhou de novo. Com 98,11% das urnas apuradas, ele ficou com 56,11% dos votos contra 43,89% do adversário. Mais cedo, durante a votação, ele fez um balanço da eleição. "Não por mim mesmo, mas por cada cidadão que acreditou no nosso projeto em 2020, por cada parceiro desta caminhada que nunca esmoreceu, por cada eleitor que esperou o dia de hoje para ter seu maior direito democrático respeitado", escreveu.

Entenda o caso

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) cassou em dezembro de 20200os diplomas do prefeito eleito de João Dourado. Di Cardoso, e da vice dele,  Rita de Dr. Celso (PT). A decisão aconteceu após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir a candidatura de Rita. Como as duas candidaturas são indissociáveis, a dupla foi impedida e deverá haver uma nova eleição no município.

No dia 17 de dezembro, o ministro Luís Felipe Salomão, do TSE, acatou os argumentos de um recurso apresentado pela coligação do candidato derrotado Juninho (PSD). Rita era presidente da Câmara Municipal e assumiu em 28 de setembro – faltando menos de dois meses para o pleito – a chefia do Executivo diante de dupla vacância, pois o vice-prefeito faleceu em 2017 e o prefeito já em 2020.  A petista foi, então, considerada inelegível.  Ela também é viúva do prefeito Celso Loula Dourado, que morreu aos 72 aos em setembro e era pré-candidato a reeleição.

Leia também:

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp