Política

Eleitor da 3ª via vê mais responsabilidade do governo Bolsonaro por gasolina cara

Roberto Parizotti/Fotos Publicas
Na média, 68% veem responsabilidade pela alta dos combustíveis; índice vai a 79% entre os que escolhem Moro e a 87% para quem vota em Ciro  |   Bnews - Divulgação Roberto Parizotti/Fotos Publicas

Publicado em 28/03/2022, às 17h04 - Atualizado às 17h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Para a maioria dos brasileiros, 68%, o governo do presidente Jair Bolsonaro tem responsabilidade pela alta no preço dos combustíveis. A percepção foi identificada pela pesquisa Datafolha.

A maioria, 39% declara que a gestão bolsonarista tem muita responsabilidade pelo aumento da gasolina, do diesel e do gás de cozinha. Outros 29% consideram que o governo tem ao menos um pouco de responsabilidade. Na avaliação de 30%, o governo não tem responsabilidade.

A pesquisa Datafolha foi realizada na terça (22) e na quarta-feira (23) com 2.556 eleitores em 181 cidades de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

O aumento dos combustíveis é uma das maiores preocupações do governo, pois os reajustes, cada vez mais altos, são interpretados como um risco à reeleição do presidente, e tem gerado pressão dentro do próprio governo por uma solução para amenizar o preço para o consumidor final.

No Datafolha, quando se avalia a preferência política do entrevistado, a percepção da responsabilidade do governo pelos aumentos dos combustíveis sofre alterações.

Quem declara intenção de votar em Bolsonaro está dividido. Nesse grupo, 54% acreditam que o governo tem responsabilidade, o percentual mais baixo no recorte que considera intenção voto. Nessa fatia, 44% acreditam que a responsabilidade é pouca, e apenas 14% dizem que o governo tem muita responsabilidade.

Em contrapartida, 43% dos que se declaram eleitores de Bolsonaro afirmam que o atual governo não tem nenhuma responsabilidade pelo aumento no preço dos combustíveis —percentual mais alta entre os que isentam o governo.

Quem declara intenção de votar em candidatos da chamada terceira via está no grupo mais crítico ao governo. Entre os que avaliam votar em Ciro Gomes (PDT), 87% acreditam que o governo Bolsonaro tem responsabilidade pela alta do preço, sendo que 54% dizem que é muita a responsabilidade.

No caso de quem avalia votar em Sergio Moro (Podemos), 79% afirmam que o atual governo tem muita responsabilidade, com 46% afirmando que é muito responsável.

No que se refere a eleitores que declaram preferência por João Dória (PSDB), 71% dizem que o governo tem responsabilidade, sendo que 41% avaliam que é muita.

No grupo que declara votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 71% também acreditam que o governo tem responsabilidade, mas esse grupo vê uma responsabilidade maior do governo: 51% avaliam que a gestão de Bolsonaro tem muita responsabilidade.

A maioria considera que o governo tem muita responsabilidade no aumento de preço de gasolina, diesel e gás de cozinha.

Leia Mais:

Gasolina a R$ 7,00 em Salvador causa reação de vereadores

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags