Política

Eleitor que presenteou Lula em 1989 é tio de medalhista olímpica; presidente usou caneta para assinar posse em 2022; conheça

Foto: Reprodução/Acervo Pessoal
Eleitor deu caneta de presente ao presidente Lula em 1989 e fez pedido que se realizou após 34 anos  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/Acervo Pessoal

Publicado em 02/01/2023, às 09h31   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Trinta e quatro anos. Foi praticamente esse o tempo que demorou para que o pedido feito por Fernando Menezes, 68, em 1989 ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se realizasse.

O piauiense encontrou com Lula em comício realizado em Teresina naquele ano que o atual presidente concorria contra Fernando Collor e o deu uma caneta. Pediu para que Lula assinasse a posse da presidência com ela.

Lula não ganhou aquela eleição. Perdeu novamente em 1994 e 1998, ambas contra Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Venceu em 2002 e... esqueceu a caneta. Assinou com uma emprestada pelo então senador Ramez Tebet. Reeleito em 2006, assinou em 2007 com uma caneta emprestada.

Lula só cumpriu o desejo de Fernando no último domingo, dia 1° de janeiro de 2023, quando assumiu para o seu terceiro mandato. O piauiense assistia à cerimônia de posse da sua casa, em Altos, cidade a 41 km distante de Teresina, quando Lula contou a história e mostrou a caneta.

"Quase caí da cadeira. É a história mais bonita da minha vida", disse em entrevista ao UOL. "Chorei de emoção".

"Caminhávamos pelas ruas de Teresina. Estavam presentes o Antônio José Medeiros, Marcelino Fonteles, Meireles, Josué e outros petistas. Queria dar de presente uma caneta, pois sabia que Lula um dia iria ser Presidente da República. Dei a caneta e disse que era para ele assinar a ata de posse quando fosse eleito", lembrou Fernando, que é tio da judoca Sarah Menezes - primeira medalhista de ouro brasileira no judô olímpico.

A judoca publicou uma imagem do tio posando ao lado de uma foto enorme de Lula. Escreveu no storie: "Meu tio é fã". Agora, também é um homem realizado e ajudou a assinar, literalmente, parte importante da história do país.

sarah menezes é sobrinha de homem que deu caneta usada por lula na assinatura de posse

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp