Política

Em nova operação, Polícia Federal mira outros envolvidos em atos golpistas

Arquivo / PF
Bnews - Divulgação Arquivo / PF

Publicado em 07/03/2023, às 08h41   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (7), a 7ª etapa da Operação Lesa Pátria para prender três investigados por ligação com os atos golpistas que devastaram as sedes dos três poderes no dia 8 de janeiro. Agentes ainda cumprem oito mandados de busca e apreensão. As diligências são realizadas em Minas Gerais e Paraná.

A ação investiga crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. As investigações tramitam sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

As fases da Operação Lesa Pátria
A primeira fase da Operação Lesa Pátria foi deflagrada no dia 20 de janeiro. Na ocasião, cinco suspeitos de participação, incitação e financiamento nos atos golpistas foram presos. Entre eles 'Ramiro dos Caminhoneiros', Randolfo Antonio Dias, Renan Silva Sena e Soraia Baccio.

Na segunda fase, policiais prenderam, em Uberlândia (MG), o extremista Antônio Cláudio Alves Ferreira, filmado destruindo um relógio histórico no Palácio do Planalto. Na terceira, prendeu cinco pessoas, entre elas, a idosa Maria de Fátima Mendonça, de 67 anos, que viralizou ao dizer em um vídeo que ia 'pegar o Xandão'. O sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro, conhecido como Léo Índio, foi alvo de buscas na mesma etapa.

Na quarta fase, o empresário conhecido como Márcio Furacão, que se filmou ao participar da invasão ao Palácio do Planalto, e o sargento da Polícia Militar William Ferreira da Silva, conhecido como 'Homem do Tempo', que fez vídeos subindo a rampa do Congresso Nacional e dentro do STF foram presos.

Na quinta etapa, quatro oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal foram presos suspeitos de convivência com os bolsonaristas radicais que invadiram os prédios do Planalto, Congresso e STF. A sexta fase foi aberta no último dia 14 e prendeu preventivamente seis radicais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp