Política

Em posse que vai quebrar recorde, Lula presidente desiste da presença de velho amigo; saiba mais

Foto: Ricardo Stuckert
Posse de Lula vai quebrar recorde de presenças internacionais  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 23/12/2022, às 12h04   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A cerimônia que vai marcar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve quebrar um recorde de presença de chefes de Estado e líderes estrangeiros. Até o momento, há cerca de 30 personalidades confirmadas. No entanto, um nome que Lula gostaria de ter a presença não vai participar do evento.

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro não estará em Brasília no dia da posse de Lula, em 1° de janeiro de 2023. O venezuelano foi informado e, de acordo com o colunista do Uol, Jamil Chade, entender a situação vivida por Lula.

Lula queria toda a América do Sul presente na cerimônia. Até a última quinta-feira (22), somente Venezuela e Peru eram incertezas. Mas por questões distintas.

Maduro está impedido de comparecer porque o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) impediu que ele e seus assessores pisem em território nacional. Tradicionalmente, assessores chegam antes do líder em expedições internacionais. Para a ida de Maduro ser viabilizada, uma nova decisão teria de ser emitida pelo Palácio do Planalto naquele mesmo dia, o que inviabilizaria a operação.

A equipe de transição tentou negociar com o governo Bolsonaro uma modificação da decisão. O pedido foi negado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp