Política

Em pronunciamento, Bolsonaro defende não vacinados e critica governadores

Reprodução/Youtube
O presidente também voltou a falar em prescrição médica para vacinação infantil em pronunciamento  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube

Publicado em 31/12/2021, às 20h58   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu, durante pronunciamento em rádio e TV na noite desta sexta-feira (31), as pessoas que não desejam se vacinar contra covid-19. O mandatário também voltou a criticar prefeitos e governadores por medidas restritivas contra a disseminação do coronavírus.

“Não apoiamos o ‘passaporte da vacina’ nem restrição àqueles que não desejam se vacinar. Defendemos que vacinas para crianças sejam aplicadas com consentimento dos pais e prescrição médica”, afirmou.

O Ministério da Saúde divulgou nota na segunda-feira (27) na qual afirma que a imunização de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19 deve começar em janeiro. No texto, a pasta ainda afirma ser favorável à vacinação desse público, o que contraria o discurso de Bolsonaro.

Leia também: Bolsonaro libera R$ 700 milhões para ajudar áreas afetadas por chuvas

Preferência pelo PT chega a 28%, melhor resultado desde 2013

"Panelaços" foram registrados em capitais do país durante o discurso de Bolsonaro, incluindo em Salvador. Protestos foram ouvidos nos bairros do Candeal, Barra, Rio Vermelho, entre outros.

Medidas restritivas

Durante o pronunciamento, o presidente ressaltou os recursos federais enviados para o combate à pandemia e voltou a criticar o que definiu como política do “fique em casa, a economia a gente vê depois”.

“Nessa batalha, o governo federal dispensou recursos bilionários para que estados e municípios se preparassem para o enfrentamento à pandemia.”

Chuvas na Bahia

Bolsonaro também reservou espaço de sua fala para prestar solidariedade às vítimas das fortes chuvas que atingem a Bahia e Minas Gerais. Em meio às críticas que têm recebido por não estar presente nos estados, ele ressaltou os recursos federais enviados pelo governo e a presença dos ministros João Roma (Cidadania) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional).

Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) divulgou na tarde desta sexta-feira (31), os números atualizados referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em diversas regiões do estado. De acordo com o levantamento, são 33.247 desabrigados, 57.243 desalojados, 25 mortos e 517 feridos. O número total de atingidos chega a 661.208 pessoas.

Os números correspondem às ocorrências registradas em 165 municípios afetados. Desse total, 153 estão com decreto de situação de emergência.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp