Política

PT pede cassação de Jair Bolsonaro; veja o motivo

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Os advogados da coligação “O povo feliz de novo” apresentaram o recurso na última segunda (22)  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 23/08/2022, às 23h32   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Partido dos Trabalhadores (PT) recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra decisão dada em 2021 pela corte com relação ao suposto uso de disparos em massa pela campanha de Jair Bolsonaro em 2018. De acordo com o site 'O Antagonista', o PT pediu que seja declarada a perda de mandato do presidente e de seu vice, Hamilton Mourão.

Os advogados da coligação “O povo feliz de novo” apresentaram o recurso na última segunda-feira (22).

De acordo com o site, em outubro do ano passado, o TSE rejeitou por unanimidade, o pedido de cassação dos diplomas de Bolsonaro e Mourão e a consequente inelegibilidade dos dois por oito anos, por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

Segundo a reportagem, na época, os sete ministros da corte eleitoral votaram pelo arquivamento, por falta de provas que demonstrassem o impacto dos alegados disparos em massa no resultado das eleições de 2018. A coligação de Lula alega que a decisão do TSE tem “contradições”.

“Na ocasião do julgamento em 2021, apesar do arquivamento, a maioria dos ministros aprovou uma tese segundo a qual disparos em massa contendo desinformação podem configurar abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação social. A tese deverá seguir como parâmetro para as eleições deste ano”, escreve O Globo.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp