Política

Em reunião, Jerônimo Rodrigues intesifica combate à dengue; saiba detalhes

Divulgação
Encontro de Jerônimo Rodrigues com prefeitos aconteceu neste sábado  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 17/02/2024, às 13h19 - Atualizado às 13h20


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), conduziu uma importante reunião com 43 prefeitos e outros representantes de municípios baianos atingidos pela epidemia de dengue. O encontro, que ocorreu neste sábado (17), contou com a participação do senador Jacques Wagner (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). Além deles, também participou do evento,  por meio de videoconferência, a ministra da Saúde, Nísia Trindade. O propósito do encontro foi buscar a união dos esforços no enfrentamento da doença, que tem registrado um crescimento alarmante nos índices em várias regiões da Bahia.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

De acordo com os números levantados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o estado registrou um total de 6,3 mil casos suspeitos de dengue entre 31 de dezembro de 2023 até o último dia 14 de fevereiro. Diante desse cenário, o governo e as autoridades de saúde estão intensificando seus esforços no que concerne à prevenção e ao controle da enfermidade. Durante essa reunião, foram discutidas algumas estratégias com o intuito de ampliar o suporte aos municípios em situação crítica, bem como divulgar as devidas informações à população sobre a relevância da prevenção e os sintomas associados à dengue.

No encontro, Jerônimo falou sobre a importância da união de esforços para enfrentar esse problema na saúde pública. De acordo com ele, é preciso que todos estejam mobilizados neste enfrentamento.

Vamos mobilizar todos os setores da sociedade, desde as autoridades locais até os cidadãos, para garantir o sucesso das ações de combate à dengue. Com isso, espera-se que as medidas discutidas na reunião possam contribuir significativamente para a redução dos casos e a contenção da doença no estado da Bahia”, pontuou Jerônimo.

Quem também falou sobre o assunto foi a ministra Nísia Trindade. Segundo ela, esse diálogo entre estados, municípios e o governo federal são fundamentais para o combate da epidemia de dengue.

As recomendações da coordenação nacional podem ser ajustadas em colaboração com os estados. Por isso, quero elogiar a iniciativa do governador e propor uma reunião específica com o consórcio Nordeste para antecipar ações. Quero ressaltar ainda a necessidade de precaução e cuidado para enfrentar os desafios da época das chuvas, especialmente em relação aos pacientes", destacou Trindade.

Estratégias a serem adotadas

Para conter a disseminação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela propagação da dengue, a Sesab elaborou uma série de estratégias emergenciais. Entre elas, está a implementação de visitas regulares às unidades de saúde e hospitais públicos, com o objetivo de capacitar as equipes estaduais e municipais por meio do programa Telessaúde. Outra estratégia a ser adotada é a introdução do uso de drones para mapear e identificar possíveis focos de reprodução do mosquito, o que representa uma inovação tecnológica que reforçará as iniciativas de vigilância epidemiológica. Outro plano é continuar realizando mutirões de limpeza em áreas consideradas críticas, com o intuito de remover recipientes que possam acumular água parada, que é o ambiente propício para a reprodução do Aedes aegypti.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (16):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp