Política

Embaixador da Venezuela procura governo brasileiro após crítica de Lula às eleições

Ricardo Stuckert/PR
Na última quinta-feira (28), o presidente brasileiro lamentou que a candidata da oposição não possa disputar a eleição para a presidência  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 29/03/2024, às 09h20


FacebookTwitterWhatsApp

O embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vadell, deverá procurar o Palácio do Planalto nos próximos dias após críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao veto da candidatura da opositora Corina Yoris nas eleições no país vizinho. A informação é da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Corina Yoris foi escolhida para substituir María Corina Machado, vencedora das primárias, mas foi considerada inelegível pelo governo de Nicolás Maduro por 15 anos.

De acordo com a coluna, o embaixador venezuelano afirmou que quer "explicar a situação no país" e "reforçar as relações bilaterais". A avaliação é que a fala de Lula é uma "falta de conhecimento" sobre o que está acontecendo na Venezuela.

Na última quinta-feira (28), ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron, Lula afirmou ter ficado surpreso com o impedimento do registro da candidatura de Yoris. "É grave que a candidata [sucessora] não possa ter sido registrada. Ela não foi proibida pela Justiça", disse o chefe do Executivo brasileiro.

Anteriormente, na terça-feira (26), o Itamaraty afirmou, através de nota, que acompanha com "expectativa e preocupação o desenrolar do processo eleitoral" na Venezuela. Esta foi a primeira vez que o governo brasileiro criticou o pleito venezuelano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp