Política

Encontro com Biden foi melhor do que eu esperava, diz Bolsonaro

Imagem Encontro com Biden foi melhor do que eu esperava, diz Bolsonaro
Presidentes tiveram reunião às margens da Cúpula das Américas nesta quinta  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/06/2022, às 07h57   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro (PL) classificou o encontro que teve com o americano Joe Biden, na noite desta quinta (9), em Los Angeles de excepcional.

Foi a primeira vez em que os dois se encontraram desde que o americano chegou ao poder, há quase um ano e meio. "Foi muito melhor do que eu esperava", afirmou, ao voltar para o hotel em que está hospedado. "Posso dizer que estou maravilhado com ele."

O presidente disse que houve uma parte confidencial do encontro, cujo conteúdo ele chamou de "segredo de Estado". "O que eu falei, e eu falei bem mais que ele, ele concordou. Se conseguirmos ampliar este eixo norte-sul, será bom para todo mundo", completou.

Bolsonaro ainda afirmou que acredita que terá "brevemente mais encontros" com Biden, sem dar maiores detalhes. À CNN Brasil falou que o americano se comprometeu a colaborar com o Brasil, "como duas nações civilizadas fazem". "Falamos sobre Amazônia, ele concorda conosco. Ela é muito grande, o Brasil é um exemplo para a preservação ambiental para todo o mundo", disse. "Podia retornar hoje com missão cumprida, mas temos amanhã [sexta], minha participação [na plenária da Cúpula das Américas]."

Pouco depois, a Casa Branca divulgou um comunicado em que chamou a parceria entre os dois países de "vital para os esforços internacionais para lidar com a crise climática e garantir a paz". O governo americano também reafirmou seu apoio para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

O comunicado americano diz também que os dois presidentes se comprometeram a trabalhar juntos para reduzir o desmatamento, trabalhar de forma conjunta no Conselho de Segurança da ONU sobre a Guerra da Ucrânia e "apoiar a renovação democrática" —sem detalhar como este passo se dará.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp