Política

Entenda a missão de Jaques Wagner diante da CPI da Braskem

Arquivo / BNews
Wagner precisará colocar a prova a sua capacidade de articulação no Senado Federal  |   Bnews - Divulgação Arquivo / BNews
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 14/12/2023, às 10h38 - Atualizado às 10h42


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deu uma missão complicada para Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado Federal. Sabendo que a CPI da Braskem é algo inevitável devido ao desastre ocorrido em Maceió, Lula precisa que o relator seja um parlamentar que não atrapalhe as relações do governo federal com Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Wagner, que é um bom articulador, terá que ‘fazer mágica’. Isso porque Lula não quer desagradar a ninguém e esse movimento pode gerar atrito na ‘Casa Baixa’. O nome mais provável para assumir a relatoria da CPI seria do senador Rogério Carvalho (PT). Isso pode desagradar Renan Calheiros (MDB), mas o governo não quer problemas com Lira, que controla toda a agenda da Câmara.

O detalhe de toda a problemática é que Lira e Renan são inimigos ‘mortais’. Lula quer que Carvalho seja escolhido para frear os avanços das investigações contra a Petrobras, o governo e o grupo de Lira em Alagoas. Do outro lado, Renan quer para si a relatoria do caso.

Outros nomes

Apesar do desejo de Lula, Rogério Carvalho não é o único nome na lista. O próprio presidente da ‘Casa Baixa’ sugeriu dois nomes. Estes são os casos de Hiran Gonçalves (PP) e Rodrigo Cunha (Podemos). Enquanto os nomes são jogados à mesa, a decisão sobre quem será o relator do caso só deve acontecer em 2024, após o retorno do recesso parlamentar. As informações são do O Bastidor.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (13):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp