Política

Entusiasta da CPI da Covid no Senado, Otto esquiva sobre CPI dos Respiradores na Bahia

Joilson César/BNews
Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 28/04/2022, às 18h33 - Atualizado às 18h41   Eduardo Dias e Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Otto Alencar (PSD-BA), destaque na CPI da Covid no Senador Federal, esquivou de responder sobre a possibilidade da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar o gasto de R$ 50 milhões feito pelo governo da Bahia na compra malsucedida de respiradores, que nunca chegaram.

“Eu vim aqui para a posse de Zé Nunes, não quero falar sobre isso”, reagiu o senador ao ser perguntado pela reportagem do BNews.

“Me perdoe, mas eu vim para a posse do secretário, eu não vim falar sobre esse assunto, que é assunto afeito ao Judiciário e à Assembleia”.

O requerimento para a CPI em solo baiano foi assinado por 21 deputados da bancada de oposição e protocolado na Secretaria Geral da Mesa Diretora, na última terça-feira (26), mesmo dia em que a Polícia Federal deflagrou operação para investigar desvios na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste.

Leia também: A pedido do PT, TRE determina retirada de outdoors de ACM Neto e Paulo Azi em Alagoinhas; entenda o motivo

O documento será submetido à Procuradoria da Casa e depois caberá ao presidente do Legislativo, deputado Adolfo Menezes (PSD) – aliado político de Otto Alencar -, deferir ou não o pedido de abertura da comissão.

De acordo com o líder da oposição, deputado Sandro Régis, a CPI na Bahia dará continuidade às investigações já iniciada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, e que espera sinal verde do presidente da Casa.

"Oficializamos o pedido com todas as assinaturas regimentais. Nossa CPI será uma extensão da comissão do Rio Grande do Norte. Hoje, com esse fato (operação da Polícia Federal), mais do que nunca a AL-BA, independente de partido ou de posição política, tem a obrigação de apurar este caso, até porque estamos falando de quase R$ 50 milhões e 300 respiradores que poderiam salvar vidas", afirmou.

"Tenho certeza que o presidente Adolfo Menezes (PSD), como guardião da integridade desta Casa Legislativa, não irá se opor que o Parlamento cumpra o seu papel. Esperamos agora o deferimento desta peça para que a CPI seja instalada e que todos os fatos sejam devidamente apurados", acrescentou Régis.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags