Política

Erika Hilton cobra cota para trans e travestis em Concurso Nacional Unificado

Beatriz Araújo / BNews
Erika parlamentar protocolou um ofício e encaminhou ao governo Lula  |   Bnews - Divulgação Beatriz Araújo / BNews

Publicado em 12/01/2024, às 19h33   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Deputada federal, Erika Hilton (PSOL/SP) usou o X (antigo Twitter), nesta sexta-feira (12), para questionar a falta de cotas para pessoas trans e travestis no Concurso Nacional Unificado.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Os editais com a quantidade de vagas foram publicados na última quarta-feira (10). A parlamentar protocolou um ofício e encaminhou ao governo Lula cobrando explicações.

“Uma coisa nos chamou atenção e gerou revolta, em especial pela expectativa criada: A promessa feita pelo governo, por meio do Ministério do Trabalho, em 28 de Junho de 2023, Dia do Orgulho LGBTQIA+, de que haveria 2% de cotas para pessoas trans em concursos públicos, na ocasião da divulgação da notícia da seleção dos auditores fiscais do trabalho pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho”, escreveu a parlamentar nas redes sociais.

O ofício que questiona a falta de cotas para pessoas trans foi enviado para a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck e para o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, nesta sexta-feira (12).

No documento, a deputada relembrou que, no dia 28 de junho de 2023, foi anunciado que o concurso AFT, presente no Concurso Nacional Unificado, iria reservar 2% das vagas para as pessoas trans e travestis e outros 2% à população indígena.

Após a publicação dos editais, no entanto, percebeu-se que eles possuem reserva de 5% para pessoas com deficiência, 20% para candidatos negros e 30% das vagas dos cargos da Funai destinados a candidatos de origem indígena.

Diante da publicação, a deputada Érika Hilton solicitou que sejam apresentados esclarecimentos públicos quanto a ausência de vagas para pessoas trans e travestis no CNU.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp