Política

Escritórios de deputados do PT são vandalizados

Fachada do escritório do deputado estadual Emidio de Souza, em Osasco, SP. - Reprodução/Google Street View
Escritórios foram invadidos e vandalizados em São Paulo em apenas uma semana  |   Bnews - Divulgação Fachada do escritório do deputado estadual Emidio de Souza, em Osasco, SP. - Reprodução/Google Street View

Publicado em 10/10/2023, às 08h58   Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Emidio de Souza e o deputado federal Alencar Santana, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT-SP), tiveram seus escritórios invadidos e vandalizados em São Paulo em um período de apenas uma semana de diferença. 

O caso mais recente aconteceu nesta segunda-feira (09), quando funcionários do deputado estadual Emidio de Souza encontraram o local, situado na cidade de Osasco, arrombado e revirado. 

Sete dias antes, na segunda-feira anterior (02), o alvo do ataque foi em Guarulhos, no escritório do deputado federal Alencar Santana, situado a cerca de 36 quilômetros de Osasco. A invasão foi detectada no momento da chegada do parlamentar petista, que se deparou com as janelas quebradas e pichações contra o partido. 

“Manifesto a minha total solidariedade ao deputado estadual Emidio de Souza, nosso pré-candidato petista a prefeito de Osasco, que teve o seu escritório invadido e roubado nesse fim de semana. O meu escritório sofreu uma ação parecida na semana passada e espero que a polícia elucide rapidamente esses crimes. E espero que não seja provocação política, mas isso as investigações vão esclarecer”, declarou Santana através das redes sociais. 

Na invasão ao escritório do parlamentar Alencar Santana, foram levados itens como quatro computadores, câmeras fotográficas, tripés e fiações, caixas de som, um frigobar, uma cafeteira, um botijão de gás e uma impressora. Portas e grades de proteção também ficaram danificadas. 

O próprio deputado postou um vídeo nas redes sociais em que mostrava as condições nas quais encontrou o escritório. Confira: 

Já os criminosos que invadiram o escritório do deputado estadual Emidio de Souza, usaram um pé-de-cabra para estourar a única grade não integrada ao sistema de alarmes. A assessoria de imprensa do parlamentar afirmou que os bandidos arrombaram armários e gavetas e espalharam documentos, mas não foi constatada a falta de nenhum pertence. 

Em nota, o diretório municipal do PT manifestou repúdio diante dos episódios de invasão e vandalismo aos escritórios. “É imprescindível que as autoridades investiguem e que esses graves ocorridos não fiquem impunes”, cobrou o diretório. 

Os dois casos estão sendo investigados pela Polícia Civil paulista, que realizou perícias. O primeiro inquérito está sendo conduzido pelo 1ª Distrito Policial de Guarulhos, enquanto o segundo está nas mãos do 5º Distrito Policial de Osasco. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp