Política

"Esquerda quer permanecer em 2026 sem concorrente", diz Bolsonaro sobre julgamento do TSE

Marcos Corrêa / PR
Bolsonaro alegou estar sendo vítima de um julgamento político e disse que a esquerda quer reeleger Lula sem nenhum concorrente à altura  |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa / PR
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 29/06/2023, às 12h03



Em conversa com a imprensa, minutos antes de embarcar para o Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro soltou o verbo sobre o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decide, nesta quinta-feira (29) sobre a possibilidade de torná-lo inelegível, e falou sobre a estratégia de esquerda para tirá-lo da disputa eleitoral.

Bolsonaro alegou estar sendo vítima de um julgamento político e disse que a esquerda quer reeleger Lula sem nenhum concorrente à altura. "A esquerda quer permanecer em 2026 sem concorrente, WO aparentemente", disse Bolsonaro antes de o TSE iniciar o terceiro dia do julgamento. "Sem concorrente à altura, seria eleger o Lula por aclamação", completou.

O elemento principal da ação no TSE, que foi apresentada pelo PDT, é a reunião realizada por Bolsonaro em julho de 2022 com dezenas de embaixadores. Na ocasião, a menos de três meses do primeiro turno, o então presidente repetiu mentiras sobre o processo eleitoral e buscou desacreditar ministros do TSE.

Entre as perguntas a serem julgadas pelos ministros estão se o ex-presidente disseminou desinformação sobre o processo eleitoral no encontro e se a reunião teve finalidade eleitoral. A defesa sustenta que o evento foi um ato de governo e parte de "diálogo institucional público".

De acordo com a atual legislação, caso condenado, o ex-presidente estará apto a se candidatar novamente em 2030, aos 75 anos, ficando afastado portanto de três eleições até lá (sendo uma delas a nacional de 2026).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp