Política
Publicado em 29/11/2024, às 09h50 Cadastrado por Daniel Serrano
A Secretaria de Comunicação da Presidência da República encomendou um estudo para avaliar a repercussão do G20, realizado no Rio de Janeiro. Os dados revelam que o noticiário sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi positivo dentro e fora do Brasil. A informação é da coluna Radar, da revista Veja.
De acordo com a publicação, a avaliação só não foi mais positiva por conta das polêmicas em primeira-dama Janja se envolveu na programação do encontro nos primeiros dias.
O estudo foi feito pelo Instituto Nexus, analisou 9.327 abordagens sobre o G20 na imprensa nacional, outras 2.220 na mídia estrangeira e 90.000 publicações coletadas nas redes sociais entre os dias 11 e 20 deste mês.
Segundo o instituto, o governo Lula começou o G20 da pior forma. Isso porque as declarações de Janja sobre Elon Musk e um ter chamado o autor das explosões em Brasília de “bestão” dominaram o debate sobre o G20.
Ao todo, foram 15.000 menções com “exposição majoritariamente negativa em volume de publicações (72,13%) e interações (87,94%)”. A primeira-dama fez com que Musk ganhasse destaque positivo no G20. Em dois dias, o empresário teve o mesmo nível de exposição que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com 3.000 citações. O dono da rede social X (antigo Twitter) só teve menos destaque que Lula, anfitrião do encontro.
No entanto, o presidente brasileiro reverteu o cenário negativo com o início da reunião de chefes de Estado. O petista obteve 21.000 menções, em especial com a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. “O desempenho do mandatário foi predominantemente positivo em volume de publicações (63,30%) e em interações (55,82%)”.
“Tanto em volume de publicações (69%) quanto em engajamento (56,2%), as redes repercutiram o evento de maneira positiva. A prevalência positiva foi sustentada na imprensa nacional, com 64% dos conteúdos que enalteceram o ineditismo do G20 Social e o consenso alcançado no documento final do encontro. Na imprensa internacional, a exposição positiva foi registrada em 54% dos conteúdos analisados”, diz o estudo na avaliação geral sobre o evento.
Classificação Indicativa: Livre
famoso copo
iPad barato
iPhone barato
Baita desconto
Lançamento com desconto