Política

Ex-deputada chama Lula de bandido e ganha cargo no governo petista

Câmara dos Deputados
Dayane Pimentel assumirá cargo na Embratur  |   Bnews - Divulgação Câmara dos Deputados
Cíntia Kelly

por Cíntia Kelly

[email protected]

Publicado em 06/10/2023, às 16h15


FacebookTwitterWhatsApp

Se a memória falha, o print é eterno e ajuda a história ser construída com as incoerências do atores políticos. A mais recente incoerência - outras podem estar se construindo enquanto a matéria é publicada - parte da ex-deputada federal Dayane Pimentel (União Brasil).

Ela se elegeu em 2018 a deputada baiana com o maior número de votos daquela eleição. Dayane, assim como tantos outros nomes, ascendeu às casas legislativas com a força do então candidato a presidente Jair Bolsonaro.

O rompimento aconteceu, no entanto, já  no primeiro ano de mandato. As discordâncias não se resumiam apenas ao bolsonarismo. Dayane também foi implacável como opositora ao petismo e a seu líder maior, Lula.

Há um ano e sete meses, ela usou sua conta no X (antigo Twitter) e chamou o petista de bandido.

Vamos ao contexto. Uma pesquisa CNT/MDA em fevereiro de 2022, mostra o então candidato Lula com 42,2% das intenções de voto. Na sequência, Bolsonaro com 28%. O candidato de Dayane era o ex-juíz Sérgio Moro, que tentava ser confirmado como nome ao Planalto.

“Enquanto a maioria da população achar que dois bandidos podem ser opções mais viáveis do que um homem da lei, por exemplo, nunca deixaremos de ser submundo”, comentou Dayane Pimentel.

Mas como tempo é rei, a ex-deputada e sempre contundente opositora do PT ganhou um cargo no governo Lula.

Ela será coordenadora nordeste da Embratur, órgão responsável pela promoção do turismo no Brasil e deve receber um salário superior a R$ 20 mil.

Votos minguados

Em 2018, Dayane Pimentel foi sondada para ser vice na chapa de Bolsonaro. Como o projeto não foi adiante, ela disputou uma vaga de deputada federal e obteve 136.742 votos.

Quatro anos depois, sem a força que a elegeu, Dayane teve a votação minguada, recebendo 29.979 votos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp