Política

Ex-deputado petista é acusado de racismo após defender boicote a “empresas de judeus”

Divulgação
No último sábado (20), Genoino disse, em uma live no YouTube, que acha interessante "a ideia de boicote" a "empresas vinculadas ao estado de Israel"  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 22/01/2024, às 09h08


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-deputado federal José Genoino (PT) é alvo de um processo no Ministério Público de São Paulo (MP-SP) depois de ter defendido um boicote contra "empresas de judeus" durante uma transmissão ao vivo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A ação é movida pelo deputado estadual Guto Zacarias (UB-SP) que, na notícia-crime, acusa o ex-parlamentar petista de ter cometido racismo.

"O boicote defendido por Genoino fere a liberdade de crença prevista na Convenção da ONU contra toda forma de discriminação; ademais, priva alguém (empresários judeus) de direitos por motivos de crença religiosa, ferindo a Constituição Federal", diz Zacarias.

O deputado estadual pede ainda que o Ministério Público Federal (MPF) "inicie a persecução penal em desfavor de José Genoino". "Caso o MPF entenda que não há elementos para iniciar a ação penal, que seja determinada abertura de inquérito policial", alega Zacarias.

Para o parlamentar, o petista oi cometeu o crime previsto no artigo 20 da Lei Antirracismo que prevê o crime de racismo para quem “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

No último sábado (20), Genoino disse, em live no canal DCM TV, no YouTube, que acha interessante "a ideia de boicote" a "determinadas empresas de judeus" e a "empresas vinculadas ao estado de Israel".

"Acho interessante essa ideia da rejeição, essa ideia do boicote por motivos políticos que ferem interesses econômicos, é uma forma interessante. Inclusive tem esse boicote em relação a determinadas empresas de judeus", disse

"Há, por exemplo, boicote a empresas vinculadas ao Estado de Israel. Inclusive, acho que o Brasil deveria cortar as relações comerciais, na área da segurança e na área militar com o Estado de Israel", acrescentou o petista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp