Política

Ex-deputado que propôs 'desesquerdização' do Estado é nomeado pelo governo Lula

Reprodução
Ex-deputado cearense já foi aliado de Jair Bolsonaro e ganhou cargo no governo Lula  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 12/05/2023, às 08h25   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Um ex-deputado federal que propôs uma agenda de desesquerdização do Estado e foi aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ganhou um cargo no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele será diretor da Sudene, órgão que atua no Nordeste vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

O ex-deputado será Diretor de gestão de fundos, incentivos e de atração de investimentos, com atuação sediada em Recife e salário de R$ 13.623,39.

A diretoria tem a função de analisar para onde devem ir recursos do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste), uma verba destinada a projetos de desenvolvimento da região.

O nome do ex-deputado em questão é Heitor Freire, que é filiado ao União Brasil. Ele se elegeu em 2018como aliado de Bolsonaro, mas rompeu com o ex-presidente. Ele ficou no antigo PSL após os bolsonaristas deixarem a sigla e permaneceu no União Brasil após a fusão com o antigo DEM.

Em março de 2019, Freire pediu ao governo Bolsonaro que criasse uma "Secretaria de Desesquerdização da Administração Pública". A ideia, segundo ele, era evitar o "aparelhamento gradual do Estado realizado por militantes de esquerda e seus sindicalistas".

Freire disse, por meio de nota, que foi indicado ao cargo pelo ex-deputado Luciano Bivar, presidente do União Brasil. O ministério ao qual a Sudene está vinculada é chefiado pelo ex-governador do Amapá Waldez Góes (PDT).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp