Política

Ex-ministro de Dilma Rousseff é envolvido em processo sobre o desastre em Mariana; entenda

Vagner Souza/BNews
Advogado ex-ministro de Dilma Rousseff defende que prefeitos precisam ser ouvidos na repactuação  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 24/05/2023, às 19h52   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-ministro da Justiça no governo Dilma Rousseff (PT), José Eduardo Cardozo, foi contratado para atuar na defesa das vítimas da tragédia na barragem de Mariana/MG - ocorrido em novembro de 2015 -, em processo movido na Justiça na Inglaterra.

De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, Cardozo, que é advogado, se reuniu com 28 prefeitos de municípios afetados pelo rompimento da barragem para tratar dos próximos passos da ação contra a BHP movida pelo escritório Pogust Goodhead. O defensor justificou que gestores locais sejam ouvidos na repactuação.

A banca entrou com o processo em 2020 e este é considerado um dos maiores da história jurídica inglesa - a empresa tem uma de suas sedes na Inglaterra. Inicialmente, representava 200 mil vítimas; hoje o número passa de 700 mil.

"Por mais incrível que possa parecer, até hoje, os municípios não foram devidamente ouvidos nas negociações", afirma o advogado. "Isso é inadmissível. Municípios não podem ser tratados como entes federativos de segunda categoria", disse ele à coluna.

Segundo ele, a entrada do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o processo em Londres oferecem uma nova oportunidade para que os prefeitos sejam ouvidos. "Somente assim uma indenização justa e devida poderá chegar a todos atingidos e a que de fato dela mais precisa", completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp