Política

Ex-ministro do GSI presta depoimento à Polícia Federal; saiba detalhes

José Cruz/Agência Brasil
Depoimento do ex-ministro aconteceu na sede da Polícia Federal em Brasília  |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 21/04/2023, às 17h04   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, prestou depoimento nesta sexta-feira (21), na sede da Polícia Federal (PF) em Brasília, por cinco horas, a respeito do inquérito que apura os ataques golpistas às sedes dos Três Poderes ocorrido no dia 8 de janeiro. As informações são do G1.
Ao sair da PF, Dias declarou à TV Globo que o “comparecimento na sede da Polícia Federal é, para mim, uma grande oportunidade de esclarecer os fatos que têm sido explorados na imprensa.” Ele reforçou que não teve qualquer responsabilidade - nem por omissão nem por meio de uma ação sua - em relação ao que aconteceu durante atos antidemocráticos de 8 de janeiro. "Confio na investigação e na Justiça, que apontarão que eu não tenho qualquer responsabilidade seja omissiva ou comissiva nos fatos do dia 8 de janeiro", pontuou Dias.
O depoimento, que começou por volta das 9h, aconteceu após a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, relator das investigações no STF. Na última quarta-feira (19), o então ministro pediu demissão após a divulgação de vídeos que mostram o general circulando entre invasores do Palácio do Planalto. As imagens foram divulgadas pela CNN.
Câmeras do circuito interno mostram o ministro abrindo uma porta próxima ao gabinete da presidência para os golpistas saírem. O vídeo também mostra servidores do GSI cumprimentando e dando água para os vândalos. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp