Política

Exclusivo! Deputado petista se posiciona sobre possível convocação de Rui Costa para depor na CPI do MST

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
A apreciação de requerimentos para ouvir o depoimento de Rui Costa foi marcada para a próxima terça-feira (11)  |   Bnews - Divulgação Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Edvaldo Sales

por Edvaldo Sales

[email protected]

Publicado em 10/07/2023, às 17h33


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Valmir Assunção (PT) se posicionou, em entrevista concedida ao BNews, nesta segunda-feira (10), sobre uma possível convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), para prestar depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura as ações do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)

A apreciação de requerimentos para ouvir depoimentos do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, e de Rui Costa, foi marcada para a próxima terça-feira (11). Ambos os pedidos são de autoria do relator da CPI, o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP). O deputado Evair de Melo (PP-ES) também solicitou a presença de Rui Costa. Em todos os requerimentos, a solicitação é de convocação, ou seja, obriga a presença do depoente sob pena de punição.

De acordo com Valmir Assunção, a tentativa de convidar ou convocar Rui Costa para a CPI do MST “mostra mais uma vez o caráter de perseguição dessa CPI e mostra mais uma vez o caráter de tentar criminalizar os movimentos sociais e populares desse Brasil”. “Mostra também que essa CPI é contra o governo Lula, é contra Dilma [Rousseff], é contra o PT, é contra a esquerda. Porque não tem sentido a convocação, nem o convite, a Rui Costa para poder ir depor nessa CPI”, disse o deputado.

É uma CPI que tem um caráter de manter o palanque bolsonarista no nosso país. Como eles não têm outro palanque, como Bolsonaro está inelegível, por outro lado, [tem também] a CPMI do dia 8 de janeiro. Essa CPI está funcionando e vai investigar, vai descobrir quem financiou o golpe e [diante disso], é lógico que aí eles querem fazer uma perseguição dura e cruel contra os movimentos populares, contra a esquerda, contra o governo”. 

Valmir Assunção completou dizendo que vai trabalhar “a todo tempo para que Rui Costa não seja nem convidado, nem convocado”. 

Porque, acima de tudo, está o nosso projeto, o projeto do povo brasileiro, para gerar emprego, desenvolvimento e política pública. Rui Costa tem que gastar o seu tempo trabalhando pelo Brasil, não indo depor em uma CPI que quer criminalizar os movimentos sociais”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp