Política

EXCLUSIVO: Repórter do BNews se infiltra entre bolsonaristas e detalha atos em Brasília

Foto: Daniela Pereira/BNews
Bolsonaristas seguem fazendo manifestações antidemocraticas em Brasília  |   Bnews - Divulgação Foto: Daniela Pereira/BNews

Publicado em 31/12/2022, às 10h30   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Repórter do BNews, Daniela Pereira está em Brasília para cobrir a posse do presidente eleito, Luíz Inácio Lula da Silva (PT), e se infiltrou no acampamento dos bolsonaristas, situado no Quartel do Exército de Brasília. Ela conseguiu detalhes sobre a rotina dos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e os planos impedir que o petista assuma a Presidência da República.

Ao chegar ao local, na tarde da última sexta-feira (30), a repórter foi alertada por um soldado do Exército de que, minutos antes, um repórter da CNN havia sido hostilizado. "É melhor a senhora guardar o crachá, um colega seu quase foi linchado agora há pouco. Eles não gostam de falar com a imprensa", disse o soldado.

Sem qualquer tipo de identificação, a repórter se aproximou dos bolsonaristas e tentou iniciar uma entrevista. "Guardei o crachá e fui na direção deles. Imediatamente fui cercada por um grupo de homens, que perguntaram de onde eu era e o que eu queria. Tentei ganhar a confiança, dizendo que queria apenas ouvir o lado deles, mas quando disse que era da Bahia, eles declinaram. Lula teve uma votação expressiva entre os baianos", contou a jornalista.

Ainda de acordo com Daniela Pereira, os bolsonaristas pediram para ver seu celular e checaram as notícias do BNews antes de aceitá-la no local. "Um deles perguntou o que eu estava devendo para guardar o crachá. Pediu para ver o crachá e meu celular. Eu mostrei o celular, mas eles quiseram olhar o site e o Instagram do BNews. Clicaram em todas as matérias sobre Jair Bolsonaro e só depois começaram a conversar", contou.

Enquanto conversava com a repórter, um bolsonarista contou detalhes sobre a rotina no acampamento, questionou a legitimidade das urnas, as últimas ações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, os planos para impedir a posse de Lula e alfinetou o estado da Bahia.

Ouça trecho da conversa

BNews: Os carros passam aqui apoiando, né?

Bolsonarista: O tempo todo. Passa lulistas aí também. Eles são corajosos.

BNews: Como vocês estão encarando as informações de que vocês são responsáveis por atos terroristas?
Bolsonaristas: Vou falar pra você. Você entende muito bem de esquerdista porque você mora lá na Bahia. O MST acabou de invadir supermercado, o que que eles falaram? Famílias pleiteando cestas básicas. Aqui tem crianças, pessoa na cadeira de roda, idoso. Aqui tem uma barraca que faz um trabalho maravilhoso com as crianças. Elas não estão jogadas não, elas estão estudando.

Aqui é incubadora de terrorista. Aquela merda que fizeram dentro de Brasília foi o PT, essas bombas aí também são do PT. Aqui não tem bomba, não tem arma. Aqui não tem nada, certo? Todo mundo que falou alguma coisa de expressão está na lista do Xandão e preso. Agora quem falou que aqui tem terrorista não está preso, quem saqueou o mercado não tá preso, quem bateu e quebrou também não está preso. A guerra já começou, só que nós somos todos pacíficos. Vamos ganhar no pacífico. Agora você acha que se elas começarem nós vamos ficar levando bala? Vamos para cima deles também. Se não tiver Exército... amanhã eles (petista) vão estar ai.

O mister Dino (Flávio Dino) está dizendo que isso aqui é ato antidemocrático, terrorismo, não sei o quê. Guarda teu crachá no bolso, guarda teu telefone e dê uma voltinha por aí. Vai lá

Aogora aqui tem petista infiltrado. Sabe o que eles vêm fazer aqui? Envenenar as crianças na comida. é... os petistas. Já aconteceu isso aqui demais. Aqui já aconteceu de tudo, fia. Eles entram como vendedores e depois fazem esse tipo de coisa... foi um monte de gente pro hospital.

BNews: E quem faz a comida de vocês? Vocês fazem ou compram?
Tinha dez cozinhas e agora só tem três. Tudo aqui é doação, tem água, café, leite, arroz, feijão, comida. Tem cinco refeições por dia. Banheiro, cobertor, tem tudo. É o Brasil unido contra tudo e contra todos.

BNews: Vocês vão ficar aqui até depois do dia primeiro? Qual a expectativa?
Aí que a coisa vai ficar feia, mas o presidente da Bahia não vai subir a rampa não. Só se fizer uma rampa pra ele lá na Bahia ou no Piauí. Foram os únicos lugares que votaram nele. O restante foi só os defuntos que votou. Se você quiser saber a verdade, você vai procurar lá nas urnas quem votou.

Tá cheio de gente aqui que quando saiu o negócio das urnas foi consultar seu voto, certo? Todo mundo aqui é bolsonarista. 40 pessoas e só tinha 3 que votou no Bolsonaro. Ele votava em Goiânia e o voto dele saia lá no Piauí. Votava em Aparecida de Goiânia e o voto saia lá no Maranhão. Brasília não porque as urnas foram novas. Os caras não são besta, né? Jogou as urnas veinhas pra lá. Foi tudo assim que ele ganhou. Ganhou não, roubou. E o povo não vai desistir não.

Você vai ter muita matéria pra fazer. Você quer ficar famosa? Fale a verdade. Só os famosos que estão ficando famoso. Jovem Pan Bauru rádio, tem cinco dias que ela bate audiência, os caras têm 70 mil likes, 80 mil likes. Um milhão e meio de inscritos por dia nas quatro horas de jornal, só falando a verdade. É tão simples ser jornalista, só falar a verdade. O que está acontecendo aqui é que o povo tá marchando, mas se você colocar que tem um pinguinho de gente, você quer notícia.

BNews: O senhor vai estar aqui amanhã?
Não, amanhã vou estar com minha família em casa, porque amanhã a nação vai nascer diferente.

*Repórter viajou para Brasília para acompanhar a cerimônia de posse do presidente eleito, Lula.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp