Política

Fã ou hater? Com 3 ministérios no Governo, Partido força CPI que Lula não quer na pauta

Foto: Ricardo Stuckert
Mesmo com 3 ministérios no Governo, partido não se vê obrigado a se alinhar a Lula  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 02/03/2023, às 06h27   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Fã ou hater? Mesmo com três ministérios dentro da estrutura do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mais da metade dos deputados federais eleitos pelo União Brasil para a Câmara assinou o requerimento que pede a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os ataques golpistas de 8 de janeiro.

Foram exatamente 28 deputados federais signatários do documento, à revelia do desejo de Lula, que avalia que uma Comissão do tipo vai atrapalhar votações no Congresso Nacional.

O não-alinhamento do União Brasil a Lula mesmo com a presença na Esplanada dos Ministérios não é uma novidade para o Governo Federal. Presidente da legenda, Luciano Bivar já havia sinalizado que a posição do partido nas Casas seria de Independência.

O partido do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, não foi o único dentro da base governista que se posicionou a favor da abertura da CPMI. Além do UB, MDB (12) e PSD (8), ambos com três ministérios, também têm parlamentares dentro da lista de signatários do pedido que foi aberto pelo deputado André Fernandes (PL), apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que abra inquérito para apurar a participação do próprio Fernandes na incitação dos atos golpistas de 8 de janeiro. Se instalada, a CPMI terá controle da oposição e representará uma derrota para o Planalto.

Até o momento, o bolsonarista conseguiu levantar 89 assinaturas na Câmara e 33 no Senado, número que ultrapassa o mínimo exigido de 171 deputados e 27 senadores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp