Política

Fala de Lula sobre novo ministério é vista como sinal do futuro de Flávio Dino

Ricardo Stuckert / PR
Com as recentes crises de segurança no Rio de Janeiro, o presidente passou a defender a criação do Ministério da Segurança Pública  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 04/11/2023, às 14h30



As recentes falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o eventual desmembramento do Ministério da Justiça e da Segurança Pública vem sendo encarado como um “sinal” de qual será o destino do titular da pasta, Flávio Dino.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com a coluna de Guilherme Amado no site Metrópoles, a criação de uma pasta voltada para a segurança pública vem sendo vista como indicio que Dino será indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Desde a transição de governo, Dino tem dito não comandaria o Ministério da Justiça separado da Segurança Pública. A justificativa é de que a pasta ficaria fraca sem a Polícia Federal e por não ver sentido separar algumas áreas, como a de política penitenciária.

Lula atendeu a demanda de Dino e manteve a Segurança Pública e Justiça juntos. No entanto, com as recentes crises de segurança no Rio de Janeiro, o presidente passou a defender a criação do Ministério da Segurança Pública.

“Eu, quando fiz a campanha, ia criar o Ministério da Segurança Pública. Ainda estou pensando em criar, pensando quais são as condições em que você vai criar, como é que vai interagir com a questão de segurança do estado”, disse Lula, no último dia 24 de outubro, durante uma live.

Segundo o colunista, pessoas próximas a Lula vêm encarando as falas do presidente como uma pista de que Dino será o indicado ao STF. Entretanto, o petista teme que as crises na segurança Rio de Janeiro afetem negativamente a ida do ministro rumo à Corte.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp